De acordo com o definido no Plano de Actividades para o distrito de Portalegre, oportunamente apresentado na reunião de Quadros de Comando que se realizou no passado dia 24 de Janeiro em Alter do Chão, decorreu no fim-de-semana de 14 e 15 de Março a primeira acção de formação de 1º COS (Comandante de Operações de Socorro).
Este treino foi composto por três acções, que tiveram lugar em três fins-de-semana consecutivos, abrangendo a totalidade dos CB do distrito e cuja realização contou com a participação dos formadores de incêndios florestais de Portalegre.
A primeira acção concretizou-se no CB de Fronteira, onde estiveram presentes 16 formandos oriundos dos CB de Avis, Campo Maior, Elvas, Fronteira e Sousel, bem como um elemento de cada equipa de sapadores dos municípios dos CB envolvidos.
A segunda acção decorreu em Portalegre, na qual participaram 19 formandos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão, Monforte e Portalegre.
A derradeira formação teve lugar em Gavião e contou com a participação de 17 elementos de Alter do Chão, Crato, Gavião, Nisa e Ponte de Sor.
Pretendeu-se com este conjunto de treinos técnicos operacionais preparar chefes, subchefes, bombeiros de 1ª e chefes de equipa de sapadores florestais para assumir e desempenhar a função de 1º COS de forma mais competente, potenciando assim uma contenção inicial dos incêndios através da melhoria do combate.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Uncategorized

Veja também

Lisboa: DRCAlentejo inaugura exposição “Covid@Alentejo, olhares”

“Covid@Alentejo, olhares” é um projeto que resulta do convite dirigido pela DRCAlentejo ao…