Ao fim de cinco dias de competição, centenas de pessoas aplaudiram os melhores da Alentejana, em Reguengos de Monsaraz, e consagraram o polaco Pawel Bernas (Activejet Team) como vencedor da 33ª Volta ao Alentejo.

O triunfo na derradeira etapa, que começou em Alcácer do Sal, coube a Johim Ariesen (Metec-TKH Continental). O holandês de 27 anos, à semelhança do triunfo em Mértola na terceira etapa, venceu na discussão ao sprint.

Atrás de Johim Ariesen terminou Samuel Caldeira (W52/Quinta da Lixa) e Daniel Freitas (Anicolor).

Pawel Bernas chegou à liderança da Volta ao Alentejo no penúltimo dia de competição e, no domingo, 29 de Março, na defesa do título, ainda sprintou na primeira Meta Volante, em Montemor-o-Novo, onde acumulou dois segundos de bonificação, que somou aos cinco que já trazia de vantagem sobre o segundo classificado, Delio Fernandez (W52-Quinta da Lixa).

Bernas confessou que a equipa Activejet Team andou sempre atenta na etapa: “Tivemos de andar sempre na frente, a controlar todas as situações. Esta prova foi louca, com muitos nervos, quedas e corrida a grande velocidade. Mas foi um mês perfeito para nós ao terminarmos com mais esta vitória”.

Depois de um primeiro triunfo no Grande Prémio Liberty Seguros – Troféu Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Bernas sai de Portugal com vontade de regressar: “É um País muito tranquilo, as pessoas são muito simpáticas, sobretudo os corredores. Os hotéis e a comida são óptimos e as organizações são muito profissionais. Só nos temos de preocupar com o nosso trabalho”, rematou.

Nas contas finais da edição de 2015 da Volta ao Alentejo, Delio Fernandez (W52/Quinta da Lixa) ocupou o segundo lugar e James Oram (Team Axeon), que venceu a primeira etapa, fechou o pódio final da Alentejana. É preciso descer apenas um degrau na classificação para encontrar um trio de portugueses que ficou à porta da glória na 33ª Volta ao Alentejo: Samuel Caldeira (W52/Quinta da Lixa), Manuel Cardoso (Team Tavira) e Sérgio Sousa (LA Alumínios/Antarte) ocuparam o quarto, quinto e sexto lugares.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Estremoz: Exposição “Histórias do Campo e outros lugares” inaugurada no museu municipal

A exposição intitulada “Histórias do Campo e outros lugares” com trabalhos em escultura, d…