O ex-Primeiro Ministro de Singapura, Lee HsienLoong, está em visita à China, o que tem suscitado preocupação em alguns sectores internacionais. Mas muitos analistas consideram que ele fez uma avaliação pertinente da abertura e da cooperação por parte da China, bem como da promoção da paz e do desenvolvimento mundiais, refutando os que negam o futuro do País.

Lee HsienLoong é um velho amigo do povo chinês, e visitou a China mais de uma dezena de vezes durante o seu mandato. Esta é a sua primeira visita desde que deixou o cargo de Primeiro-Ministro, em maio deste ano. A sua viagem incluiu Suzhou, Xangai e Pequim.

Na capital chinesa, Lee HsienLoong foi recebido pelo presidente Xi Jinping, que elogiouo  seu apoio à cooperação sino-singapurense. Lee HsienLoong reiterou a sua confiança no futuro da China, dizendo que o seu país continuará empenhado em aprofundar a cooperação bilateral e em participar no processo de modernização chinesa.

Singapura participa ativamente na Reforma e Abertura da China. O Parque Industrial de Suzhou tornou-se um exemplo vivo de cooperação entre os dois países. Por um lado, a China aprendeu com a experiência de desenvolvimento de Singapura; e esta, por outro lado, tem a oportunidade de obter uma compreensão mais profunda das indústrias, dos mercados e da economia chineses, além de compartilhar os frutos do desenvolvimento chinês.

No discurso que proferiu em Suzhou, Lee HsienLoong destacou que os recursos laborais da China continuam a ter um grande potencial, e qualificou a indústria tecnológica chinesa como altamente competitiva, classificando como imprudentes os que subestimam o país.

De acordo com o experiente ex-governante, a China e Singapura têm um elevado grau de consenso sobre a forma de lidar com os riscos e desafios mundiais. Desde a defesa e implementação de uma série de iniciativas globais, até à promoção conjunta da Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, passando pelo apoio à globalização económica, “a China sempre injetou estabilidade e certeza no cenário internacional” – afirmou, acrescentando esperar“que a China continue a proporcionar grandes contributos para a construção de uma ordem internacional estável, na qual todos os países, grandes ou pequenos, possam conviver pacificamente”.

Segundo vários analistas, no mundo turbulento que vivemos, a firme confiança de Lee HsienLoong na China “demonstra uma compreensão racional da tendência geral de desenvolvimento do mundo”.

Como salientou o Presidente Xi Jinping no encontro com o ex-governante de Singapura, “nenhum país pode enfrentar sozinho os riscos e os desafios, pelo que aderir à solidariedade, à cooperação, à abertura e à inclusão, é o caminho certo para o Mundo”.

Publicidade: Centro de programas de línguas da Europa e América Latina da China

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

BRICS ampliado reforça cooperação para enfrentar desafios globais

Num contexto internacional marcado pelo unilateralismo, pelo protecionismo e por transform…