O Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino lançou um concurso que desafia artistas plásticos nacionais e internacionais a executarem obras em pintura ou desenho destinadas à transposição para a técnica daquela tapeçaria alentejana.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a entidade promotora explicou que o concurso intitula-se Prémio Tapeçaria de Portalegre: A Tapeçaria de Portalegre como Expressão de Arte Contemporânea.
A iniciativa surge no âmbito da “Candidatura Tapeçaria de Portalegre – Valorização, promoção, divulgação e projeção”, apresentada pela câmara municipal ao Turismo de Portugal, que está a financiar o projeto.
O concurso, que conta com o apoio da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, “tem como objetivo convidar artistas plásticos, nacionais e internacionais, que pretendam executar obras em pintura ou desenho destinadas à transposição para a técnica da Tapeçaria de Portalegre”, lê-se no comunicado.
Segundo o museu, pretende-se “a execução de Cartões para Tapeçaria” subordinados a um de quatro temas designados: Produção e Consumo Sustentáveis, Paz ou Justiça.
Os artistas selecionados vão, depois, participar numa sessão que possibilitará aos concorrentes adquirirem conhecimento sobre a técnica da tapeçaria de Portalegre.
“Este período de processo criativo culminará numa exposição coletiva, a decorrer em abril de 2025”, acrescentou a organização.
A exposição contará com um catálogo físico e/ou digital, publicado em português e em inglês, com as obras que vierem a integrar a mostra, em conjunto com uma memória descritiva sobre cada trabalho no contexto da temática proposta.
Para os cinco finalistas do concurso, além de receberem prémios monetários até aos 3.000 euros, o primeiro lugar terá ainda o “reconhecimento” da obra e a sua eventual transposição para Tapeçaria de Portalegre, mediante futuro financiamento, segundo os organizadores.
As inscrições do concurso estão abertas até ao dia 30 deste mês e a primeira fase de seleção dos artistas concorrentes será feita com base no portefólio, currículo, breve biografia e um sumário da motivação e interesse na participação.
 
HYT // RRL
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…