“Eu, Maria Pia” de Diana de Cadaval é um romance histórico e biográfico da penúltima rainha de Portugal, D. Maria Pia, mãe do rei D. Carlos I e avó do príncipe herdeiro Luís Filipe.
D. Carlos I e o Príncipe Real Luís Filipe, foram os dois assassinados em 1908, ato que contribuiu para o fim da monarquia em Portugal.
A autora, Diana, Duquesa de Cadaval, explora de forma biográfica e muito pessoal, nos seus romances históricos, figuras da nobreza real, e este livro foi até agora o seu best-seller.
Retratando a vida de Maria Pia, este livro leva-nos a vivenciar as esperanças, alegrias e dissabores desta rainha de Portugal, desde o seu noivado com D. Luís I de Portugal, até à morte do mesmo.
Esta rainha que trajava alta costura, e se enfeitava de jóias era conhecida pelos seus luxos e também pela sua caridade.Sempre foi uma mulher extraordinária e forte. Uma vez, quando criticada pelas suas extravagâncias por um dos seus ministros, apenas lhe respondeu – Quem quer Rainhas, paga-as! Mas não foi esta exuberante Rainha que vem descrita neste livro, mas sim como diz a autora, a verdadeira Maria Pia como mulher, longe dos olhares e despida de jóias!

