A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT) vai promover o workshop “Turismo Nocturno – Perspectivas de Desenvolvimento na Raia”, que irá decorrer na próxima terça-feira, dia 12 de Novembro, no Forte da Graça, em Elvas.

Esta iniciativa faz parte do projecto ILUMINA, uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Interreg POCTEP 2021-2027, com dotação financeira de fundos FEDER.

O projecto teve início em Julho do corrente ano e terminará em Junho de 2026. Apresenta uma dotação financeira total de 1,74 milhões de euros, tendo sido atribuída à ERT uma verba de 190.979,39 euros.

A Fundación Iberdrola España é a líder da parceria, que conta com os seguintes sócios portugueses: ERT (Turismo do Alentejo), ARPTA (Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo) e Câmara Municipal de Campo Maior.

Os sócios espanhóis são a Dirección General de Turismo de Extremadura, o Cluster del Turismo de Extremadura, a Hermandad Nuestra Sra de Carrión (Alburquerque) e o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara.

ILUMINA tem como principais objectivos a promoção do desenvolvimento turístico, económico e social do espaço transfronteiriço, através da iluminação de elementos do património histórico-cultural e da criação de roteiros que aliam o turismo de natureza, histórico, cultural e gastronómico.

A sua concretização irá permitir materializar três projectos de iluminação, aplicados a um conjunto de elementos patrimoniais artísticos-culturais da EUROACE, nomeadamente a Ermita de Nossa Senhora de Carrión, o Castelo de Valencia de Alcântara e o Castelo de Ouguela; a articulação e a valorização destes três elementos patrimoniais, com a componente natural, histórica, cultural e enogastronómica da Eurorregião EUROACE; e a criação e adaptação da marca “Destino de Turismo Cultural Nocturno” da Euroregião EUROACE.

O evento a realizar será pioneiro na abordagem desta temática e determinante para a prossecução do diagnóstico turístico da Eurorregião Euroace, assim como para o desenho das rotas e demais suportes informativos, aliados à estruturação deste produto turístico e da marca “Destino Cultural Nocturno”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…