Um antigo lagar de azeite situado no Centro Histórico de Elvas foi transformado numa residência de estudantes, a inaugurar na segunda-feira, após um investimento superior a cinco milhões de euros, revelou a Câmara.
Em comunicado, o Município explicou que o espaço, cuja inauguração está marcada para as 18 horas, tem capacidade para acolher 81 estudantes.
O imóvel do lagar foi adquirido pela Câmara Municipal de Elvas por cerca de 200 mil euros, tendo sido transformado numa residência de estudantes constituída por quartos individuais e duplos e por estúdios.
Salas de estudo e de convívio, refeitório e cozinha, lavandaria e logradouros são outras das valências.

Contactado pela Lusa, o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Luís Loures, realçou que este equipamento é “fundamental” para fazer face aos problemas relacionados com o alojamento estudantil.
Para o presidente do IPP, que gere a Escola Superior de Biociências de Elvas, a residência, após a inauguração, “ficará a cargo” daquela instituição.
Luís Loures explicou ainda que este investimento é importante na cidade raiana, porque a Escola Superior de Biociências tem crescido nos últimos anos.
Em 2018, indicou, a escola contava com “menos de 25 alunos” e, no actual ano lectivo, já “tem mais de 580”.
“É um crescimento de mais de 100% que tem naturalmente impacto na região, na cidade de Elvas e na vitalidade destas cidades do interior”, disse.

HYT // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora

No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…