No dia em que Portugal celebra a Festa de Nossa Senhora da Assunção, com honras de Feriado Nacional, São Vicente rende homenagem à Padroeira da terra, Nossa Senhora do Rosário, com celebrações religiosas integradas no programa das Festas de Verão.
O dia 15 de Agosto é sempre escolhido para celebração de Missa Solene e Procissão que sai da Igreja Paroquial para percorrer as principais ruas da localidade, com passagem “obrigatória” pelo Lar da aldeia.
O ritual repetiu-se mais uma vez na manhã de hoje, 15 de Agosto. Dezenas de devotos em oração acompanharam as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de São Vicente, que partilham o padroado da freguesia. Presidido pelo Padre António Carlos, o ato de fé decorreu com a habitual deferência, respeito e privacidade de crença individual a formar um colectivo de fervor religioso.
Os andores com os santos iam mudando de ombros, consoante o cansaço dos homens que transportavam as imagens. Já na fase final da Procissão, inesperadamente o andor onde seguia São Vicente fragmentou-se. A imagem caiu ao chão e partiu-se, causando comoção.
O Padre António Carlos serenou os paroquianos e salientou a “importância de ninguém se ter magoado. Isto são coisas que acontecem”, referiu.
O cortejo prosseguiu em direção à Igreja, rodeando a imagem de Nossa Senhora do Rosário.
À chegada, o Pároco voltou a referir o sucedido. Com sentido de humor o Padre António Carlos relativizou a situação e serenou a comunidade: “Volto a dizer que seria pior se alguém se tivesse magoado. O andor e a imagem serão restaurados. Chamamos a ambulância e o INEM”, brincou.
O Presidente da Junta de Freguesia, João Charruadas, respondeu ao pároco com o anúncio de que “a Junta irá assumir o restauro da imagem e comprar um novo andor”.
Cumprida a tradição e o ritual de transferência para organização das Festas de 2025
Na qualidade de dinamizador da edição deste ano das Festas de São Vicente, João Charruadas, que assumiu em nome da Junta de Freguesia a organização, por desistência da Associação “Frases Pitorescas”, após terminar a Procissão, colocou o Pendão “à disposição de quem pretender continuar com as Festas no próximo ano”.
Um grupo de mais de uma dezena de voluntários deu o passo em frente, anunciando-se à população como a nova Comissão de Festas. Seguiu-se a transferência do Pendão e o tradicional desfile dos novos organizadores pelas ruas da localidade a empunhar o estandarte, acompanhados pela Banda Filarmónica.
A Festas de São Vicente terminam hoje à noite. Às 17h00 vai haver uma largada de touros e às 22h00 baile com João Tocha.




