A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promoveu, no dia 30 de Julho, uma reunião de acompanhamento técnico sobre o estudo para a Integração e Sustentabilidade dos Serviços de Resíduos em Baixa, no Alto Alentejo.

A sessão foi liderada por Pedro Simões, gerente da Empresa de Consultadoria RPG, que apresentou aos autarcas e técnicos dos Municípios do Alto Alentejo, as primeiras informações resultantes do trabalho em curso.

A sessão teve como finalidade expor o nó problemático referente ao atual paradigma da gestão de resíduos no Alto Alentejo, a apresentação de metodologias para a melhoria da eficiência e a discussão aberta sobre as melhorias necessárias aos Serviços de Resíduos em Baixa.

Na reunião foram abordados temas como: o PAPERSU, a implementação de sistemas do género do PAYT e a agregação ou externalização de serviços essenciais à gestão de resíduos em baixa, como a limpeza de contentores a recolha de resíduos e a gestão de RCD’s.

De acordo com o artigo 45.o, os sistemas municipais disponibilizarão, até 1 de Janeiro de 2025, uma rede de pontos ou centros de recolha seletiva para os resíduos urbanos perigosos da sua responsabilidade, de forma a prevenir a contaminação de outros fluxos de resíduos, daí a grande importância deste estudo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Mês da Música 2025 arranca em Elvas com recital de flauta

O Município de Elvas e a Academia de Música uniram-se, uma vez mais, para celebrar o Dia M…