É um evento que já se faz esperar, pelo sucesso e fama que alcançou. E também porque sabe a Verão e calor. Mas sabe, acima de tudo, a bom tempero. Caracóis, caracoletas e lagostinhas são os principais ingredientes do Festival “Fora da Casca”, organizado pela Câmara Municipal de Alandroal, de 5 a 7 de Julho.

O local onde decorre a mostra de criatividade gastronómica é o centro histórico da Vila de Alandroal. O evento celebra a gastronomia local, de que são parte integrante caracóis, caracoletas e lagostins, mesclados com outras especialidades alentejanas. A forma como são servidos é diversa e responde à perícia, à criatividade e à inovação de quem os confeciona, sejam cozinheiros locais, ou chefs convidados.

Em paralelo ao festival, decorrem várias actividades culturais e recreativas, já que o evento inclui  também a vertente de animação, com  presença de insufláveis, tasquinhas e música ao vivo.

Nada vai ser descurado por parte da organização. A dar provas disso, na sexta-feira, dia 5, vai ser instalado um ecrã gigante para transmissão do jogo Portugal – França a contar para os Quartos de Final do Euro 2024.

Ao detalhe, é este o programa do Festival “Fora da Casca”:

5 de julho (sexta-feira): ecrã gigante com a transmissão do jogo Portugal vs França das 20h00 às 22h00 e espetáculo com Luís Simenta – Canta Alentejano. Às 00:00, animação noturna com o DJS MDK.

6 de julho (sábado): abertura às 17h00 com o Encontro de Bandas Filarmónicas. Espetáculo com 5CASTAS às 22h00, e DJ CUBA às 00:00.

7 de julho (domingo): abertura com Espetáculo com Bandidos do Cante.

Na véspera do evento, o Presidente da Câmara referia-se ao “Fora da Casca” como sendo “mais do que um evento gastronómico”. João Maria Grilo referiu tratar-se de “ uma celebração da nossa cultura e um convite para que todos venham conhecer melhor o Alandroal. Esperamos receber muitos visitantes e proporcionar-lhes uma experiência que os faça querer voltar. E, claro, queremos que os nossos munícipes possam desfrutar de um fim de semana de festa pelo qual esperamos durante um ano inteiro. O ‘Fora da Casca’ é também para eles!”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Arlete Calais
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Rute e Mário: uma amizade que se tornou viral

Há uma história enternecedora que está a dar a volta ao mundo através das redes sociais: a…