A Secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, esteve ontem, 11 de Junho, de visita ao concelho de Monforte.

A governante foi recebida pelo presidente da Câmara, Gonçalo Lagem e pelos vereadores Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, acompanhados pela dirigente da Unidade Orgânica de Urbanismo, Obras e Serviços Urbanos, Lina Barroqueiro, e pelos técnicos Paula Morgado e Sérgio Batista, ligados ao Serviço Municipal de Arqueologia.

????????????????????????????????????

O encontro realizou-se no âmbito do Contrato Interadministrativo de Cooperação celebrado em Dezembro do ano passado entre a Câmara Municipal de Monforte, a Direção-Geral do Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Alentejo. O acordo estabelecido entre as três entidades define os termos que regulam as relações quanto à execução das intervenções de valorização de museus, monumentos, palácios, teatros nacionais e imóveis de interesse público que venham a ter financiamento através dos instrumentos financeiros da Reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural.

Como previsto nos termos do Contrato, Maria de Lurdes Craveiro esteve em Monforte para fazer o ponto de situação sobre o projecto em curso no Município relativamente à requalificação e conservação da Villa Romana de Torre de Palma, sítio arqueológico localizado na área da freguesia de Vaiamonte, que envolve um custo financeiro de 300.000,00€.

Durante a reunião com os autarcas e a equipa técnica, a Secretária de Estado reiterou os compromissos assumidos pela sua antecessora, manifestando todo o interesse em concretizar com a maior celeridade possível as intervenções previstas.

Antes de efectuar a visita programada à Villa Romana, Maria de Lurdes Craveiro foi conhecer o Museu Monforte Sacro. Foi também recebida no Torre de Palma Wine Hotel.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Gavião dá mais um passo na implementação do “Transporte a Pedido”

O Município de Gavião, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CI…