Sousel faz coincidir a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades com a inauguração  da Igreja de Nossa Senhora da Orada.

A celebração do Dia de Portugal ficará perenemente associada à reabertura da Igreja que foi alvo de obras de requalificação.

O momento, de acordo com o município, “marca não apenas a conclusão de um significativo projeto de restauro, mas celebra também a rica herança cultural e religiosa da vila de Sousel e do concelho”.

A Igreja de Nossa Senhora da Orada, é considerada um monumento de grande valor histórico e arquitetónico. Foi submetida a uma extensa requalificação que visou preservar a sua integridade estrutural e estética, garantindo que continue a ser um ponto de referência para as gerações futuras.

A data de reabertura do monumento foi escolhida com critério. “Sublinha a importância do feito para Sousel e a ligação que existe entre estas efemérides. A Igreja Nossa Senhora de Orada, que foi edificada em homenagem ao Santo Condestável, pela Batalha dos Atoleiros, e onde está retratado este momento histórico nos seus painéis de azulejos, o dia de Camões, autor da maior obra Portuguesa – os Lusíadas – onde dedica 14 passagens ao Santo Condestável e o Dia de Portugal, celebrado a 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Gavião inaugura Centro Interpretativo dos Percursos Pedestres e Centro BTT na antiga escola da Degracia

O Município de Gavião marcou, no dia 28 de Setembro, um novo capítulo na história da antig…