Os níveis de pólenes na atmosfera vão estar elevados em Portugal continental até pelo menos à próxima quinta-feira, indica o último boletim polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O pólen presente no ar no continente tem origem essencialmente das árvores cipreste e pinheiro, mas também do sobreiro e azinheira oliveira e até de ervas.
As previsões até 18 de abril indicam concentração de pólen no ar num nível elevado em Vila-Real (região de Trás-Os-Montes e Alto Douro), Porto (Entre Douro e Minho), Coimbra (Beira Litoral), Castelo Branco (Beira Interior), Lisboa (Lisboa e Setúbal), Évora (Alentejo) e em Faro (Algarve).
Na região de Lisboa e Setúbal, a concentração de pólen na atmosfera encontra-se num nível elevado, com predomínio dos grãos de pólen das árvores pinheiro, carvalhos, sobreiro e azinheira e das ervas gramíneas, azeda, tanchagem, urtiga e urticáceas (inclui a parietária).
Já no Porto predominam os grãos de pólen das árvores cipreste, pinheiro, bétula, carvalhos e sobreiro e das ervas gramíneas, azeda, urtiga e urticáceas.
A previsão para os arquipélagos dos Açores e Madeira indica, em ambos, uma semana com concentrações baixas.
No Funchal (região autónoma da Madeira), a concentração de pólen na atmosfera está num nível baixo com predomínio dos pólenes das árvores cipreste e pinheiro e também das ervas gramíneas, tanchagem e urticáceas.
Em Ponta Delgada (região autónoma dos Açores), também num nível baixo de concentração de pólen, predominam os pólenes das árvores plátano e cipreste e também das ervas gramíneas, urtiga e urticáceas.
O boletim polínico revela semanalmente os níveis de pólenes existentes na atmosfera, recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.
-
Cláudia ameaça mais um dia de chuva, vento e trovoada
Precipitação por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoadas, em especial no litora… -
Segunda-feira regressa o bom tempo a Portugal
Depois de várias semanas de chuva intensa, trovoadas e ventos fortes, Portugal deverá regr… -
Tempo para hoje? Igual ao de ontem
Aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada e ocasionalmente de granizo. Vento…
Carregar mais artigos relacionados
-
Gavião dá mais um passo na implementação do “Transporte a Pedido”
O Município de Gavião, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CI… -
Fronteira prepara-se para receber mais uma edição das 24 Horas TT
As 24 Horas TT Vila de Fronteira regressam de 4 a 7 de Dezembro, numa semana que promete m… -
Monforte: Pilotos em terra, visitas ao património
A Câmara Municipal de Monforte voltou a associar-se à organização do Festival Internaciona…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Elvas: Sociedade civil não concorda com junção de cultura e turismo num único Conselho Municipal
Os participantes da iniciativa “Um Arquipélago de Tertúlias” manifestaram domingo, dia 16 … -
Elvas: Feira de Velharias angariou fundos para o Cemitério dos Ingleses
A Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses realizou domingo, dia 16 de Novembro, na… -
Mais de 125 mil acidentes e 379 mortos este ano nas estradas portuguesas
Os mais de 125.000 acidentes rodoviários registados este ano provocaram 379 mortos, segund…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Gavião dá mais um passo na implementação do “Transporte a Pedido”
O Município de Gavião, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CI…