A primeira edição da RONCA – Mostra de Cinema de Elvas vai trazer à região convidados de peso do panorama nacional do teatro, cinema e música, para dar a conhecer a todos, de forma gratuita, um pouco mais da cultura cinematográfica portuguesa.

Durante o mês de Março, a cidade de Elvas transforma-se num ponto de encontro para os amantes da sétima arte, proporcionando uma experiência única e um caminho para um diálogo intercultural, enriquecedor e educativo para todos.

O evento não destaca apenas o valor do cinema português, mas também a importância de reflectir sobre o seu passado, desafios actuais e perspectivas futuras.

A RONCA inicia com a retrospectiva “Chapéus há muitos, Vasco Santana só há um”, uma oportunidade para mergulhar na história do cinema português e de Vasco Santana, um ícone do cinema, teatro e música que será homenageado nesta revisitação pela sua vida, pelos seus filmes e numa conversa obrigatória de partilha a cargo de Frederico Corado.

Já a meados do mês, David Bonneville, realizador de renome português, oferecerá uma masterclass única, que explora o papel do realizador no processo cinematográfico, onde vai dar uma visão profunda sobre como transformar uma ideia criativa numa obra cinematográfica real, destacando desafios e conquistas. Já Pedro Senna Nunes, figura respeitada no cenário português, partilhará a sua experiência e conhecimentos ao abordar também os obstáculos enfrentados e as perspectivas futuras do cinema português, promovendo uma visão crucial sobre a evolução da indústria cinematográfica.

Esta experiência fílmica continua com Pedro Zagalo, numa sessão especial em parceria com o projecto FilMar da Cinemateca Portuguesa e apoio da EEA Grants Portugal, uma oportunidade para o público apreciar a harmonia entre música e cinema e assistir, em primeira mão, à sonorização de um conjunto de curtas-metragens ao vivo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Fisioterapeuta Sara Vaz publica segundo artigo científico

A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo congratulou-se com a publicação do segundo artig…