A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 4.300 artigos de Carnaval, entre máscaras e outros acessórios, no valor de quase 42 mil euros, depois de uma operação de fiscalização entre 115 operadores económicos, anunciou a entidade.

Em comunicado, a ASAE refere que, nos últimos dias, fez uma operação de fiscalização de norte a sul do país, à qual chamou “Operação Entrudo Seguro”, que tinha como objectivo “verificar a conformidade dos requisitos legais dos artigos comercializados nesta época de Carnaval”.

Como resultados, foram apreendidos 4.300 artigos, “designadamente disfarces, máscaras, brinquedos e acessórios, por falta de cumprimento de requisitos legais e de segurança, tudo num valor estimado de 41.800 euros”.

Os artigos foram apreendidos na sequência da fiscalização feita em 115 operados económicos, “tendo sido instaurado um processo-crime por venda de artigos contrafeitos e fraude sobre mercadorias e 16 processos de contraordenação”.

Segundo a ASAE, as principais infracções detectadas foram o incumprimento dos deveres de informação dos distribuidores, a falta de menções obrigatórias na rotulagem, a falta de tradução para a língua portuguesa e a falta de marcação CE.

“A ASAE continuará a desenvolver acções de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol da salvaguarda da protecção da saúde e segurança física no âmbito dos direitos dos consumidores”, diz ainda a entidade.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…