Os agricultores que bloqueiam hoje a Autoestrada 6 (A6) junto à fronteira do Caia, em Elvas, no distrito de Portalegre, estão a permitir a passagem de veículos prioritários e 10 camiões de hora a hora.
Foi o caso de um camião cisterna com glucose de milho, já que, como explicou aos manifestantes um militar da GNR que acompanhava o pesado e a agência Lusa ouviu, a sua permanência no local, devido às altas temperaturas, podia provocar um prejuízo de 30 mil euros.
Os manifestantes compreenderam e deixaram passar o camião, que seguiu viagem, acompanhado pelo militar da GNR, por uma estrada secundária paralela à A6 até Espanha.
Esta situação aconteceu num dos pontos de bloqueio dos três que foram montados pelos agricultores na A6.
Também estão a passar autocarros e carros que transportem grávidas, crianças ou doentes, assim como 10 camiões de hora a hora, após uma suposta exigência da GNR.
Desde que foi feita essa alegada exigência e até às 16:00, segundo um dos manifestantes, já terão passado cerca de 30 camiões.
Os agricultores estão hoje na rua com os seus tratores, de norte a sul do país, reclamando a valorização do setor e condições justas, tal como tem acontecido em outros pontos da Europa.
O protesto, uma iniciativa do Movimento Civil de Agricultores de Portugal, decorre um dia depois de o Governo ter anunciado um pacote de mais de 400 milhões de euros, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
O pacote abrange entre outras, medidas à produção, no valor de 200 milhões de euros, assegurando a cobertura das quebras de produção e a criação de uma linha de crédito de 50 milhões de euros, com taxa de juro zero.
Segundo um comunicado divulgado na quarta-feira pelo movimento, os agricultores reclamam o direito à alimentação adequada, condições justas e a valorização da atividade.
-
Futebol: Campo Maior também recebe Portugal – Espanha em sub-15
Dois dias depois de se defrontarem no Estádio Patalino, em Elvas, as selecções de sub-15 d… -
No Carnaval prevê-se céu nublado e chuva fraca em Portugal continental
No período de Carnaval, entre sábado e terça-feira, prevê-se céu nublado e chuva fraca em … -
Apesar das nuvens no céu, chuva deverá dar tréguas
Períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas regiões Centro e Sul até …
Carregar mais artigos relacionados
-
Elvas: Crianças aprenderam a fazer máscaras com ligadura de gesso
O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires dinamizou, na manhã de sá… -
“O Elvas” volta a perder e complica (ainda mais) as contas no campeonato
“O Elvas” deslocou-se domingo, dia 15 de Fevereiro, ao Estádio do Algarve para defrontar o… -
“Klara e o Sol” é um romance e envolve uma menina e a Inteligência Artificial. É também a proposta de Tânia Moras Rico para esta semana
"Klara e o Sol", de Kazuo Ishiguro é a história de uma amizade. De uma Amiga Artificial, a…
Carregar mais artigos por Redacção
-
“Klara e o Sol” é um romance e envolve uma menina e a Inteligência Artificial. É também a proposta de Tânia Moras Rico para esta semana
"Klara e o Sol", de Kazuo Ishiguro é a história de uma amizade. De uma Amiga Artificial, a… -
Câmara de Vila Viçosa leva munícipes à BTL
A Câmara Municipal de Vila Viçosa abriu inscrições para uma visita à Bolsa de Turismo de… -
Elvas: Parque da Piedade recebe Torneio da Malha
74 praticantes, divididos por 37 equipas, estão a disputar a prova. …
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Elvas: Crianças aprenderam a fazer máscaras com ligadura de gesso
O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires dinamizou, na manhã de sá…