Fact check é uma nova rubrica do jornal Linhas de Elvas, que iniciou na sua edição online no início de 2024.


O CONTEXTO

Tal como no ano passado, voltaram a surgir rumores que a comporta de fundo da Barragem do Caia estaria avariada.
À semelhança do que fez na altura, Luís Rodrigues esclareceu, uma vez mais, que isso é “completamente falso”.

OS FACTOS

“No ano passado, quando foi a altura das descargas, no princípio do mês de Janeiro, a estrada de Elvas para Campo Maior estava cortada e o acesso fazia-se ou por São Vicente, ou por dois caminhos que passam por duas pontes no Rio Caia. O volume debitado das descargas de fundo são 60 metros cúbicos por segundo. Se nós abríssemos a descarga de fundo, automaticamente essas duas pontes ficavam intransitáveis, ou seja, para irmos para Campo Maior ou íamos por São Vicente, ou íamos por Badajoz. Não há outra alternativa”, começou por explicar.
Assim sendo, a Associação de Beneficiários do Caia decidiu abrir as comportas de superfície, debitando metade do volume das descargas de fundo. “Perdemos água e mantivemos as duas pontes transitáveis. Foi essa a única razão”, afiançou o responsável.
Luís Rodrigues referiu ainda que, se houvesse novamente descargas, seriam outra vez de superfície. “A questão é mesmo de números. As duas pontes não estão muito distantes uma da outra, só que o perfil de encaixe de uma é um bocadinho diferente do da outra. A da Dona Joana é mais larga e a da Amoreirinha é mais apertada. A da Amoreirinha, no ano passado, ficou a 50 centímetros do tabuleiro, mas nunca galgou a ponte. Esta é a única razão por que não se abre a descarga de fundo. As pessoas gostam do espectáculo que é, entendo isso, mas, por motivos de segurança, temos de optar por uma solução menos espectacular e mais eficiente”, concluiu.

VEREDICTO

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…