A holding Hyperion Energy Investments notificou a Autoridade da Concorrência da aquisição do “controlo exclusivo” da Hyperion Elvas, indica a AdC numa nota hoje publicada no seu portal.
A Hyperion Energy Investments SGPS é uma empresa controlada em conjunto pelo Hélios – Fundo de Capital de Risco Fechado – pela SGOIC e pelo Mirova Energy Transition 5, por sua vez, gerido pela Mirova, estando activa na produção de energia eléctrica e no desenvolvimento de projectos de energias renováveis, além de prestar serviços de consultoria a terceiros com actividades na Península Ibérica e uma presença crescente nos países da Europa Central e Oriental, esclarece ainda a entidade reguladora.
Em Portugal, a Mirova, através do fundo MET4, tem uma participação minoritária no consórcio que adquiriu em 2020 um portfólio de empresas hidroelétricas do Grupo EDP, adianta.
Quanto à Hyperion Energy Elvas é uma sociedade por quotas, controlada exclusivamente pela Midgard, que, por sua vez, é controlada pela Mirova, a qual detém uma quota representativa de 90% do capital respectivo, sendo os restantes 10% já detidos pela holding Hyperion.
Esta empresa desenvolveu e detém os direitos de exploração do centro electroprodutor a partir de energia solar fotovoltaica com 25 megawatts (MW) de capacidade, localizado no concelho de Évora, também denominado “Projeto Évora 25”.
JS // EA
Lusa