A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre organizou até hoje, 20 de Janeiro, o VIII Congresso Internacional de Enfermagem Veterinária (VIII CIEV) que se realizou no Centro de Negócios Transfronteiriço.
Dez anos passados da edição anteriormente organizada pela ESAE, a comissão organizadora do VIII CIEV acolheu aquele que é considerado o principal evento de formação e partilha de conhecimentos em enfermagem veterinária, da Península Ibérica. Nesta data foram igualmente celebrados os 20 anos da profissão em Portugal, sendo dedicado este congresso à anestesiologia e cirurgia, duas grandes áreas de intervenção e importante papel do enfermeiro veterinário, em clínica de animais de companhia, ruminantes e equinos e espécies exóticas.
O primeiro dia foi dedicado à realização de vários workshops teórico-práticos que decorrerão nos espaços laboratoriais/veterinários da Escola Superior Agrária de Elvas e numa exploração agrícola.
Os workshops estiveram a cargo de médicos-veterinários nacionais e internacionais que se destacam nas áreas em questão: animais de companhia, novos animais de companhia, ruminantes, cirurgia mínima de invasão, anestesia loco-regional e anestesia com ventilação assistida. A formação “hands-on“, 100% prática e para um número limitado de participantes, permitiu a aquisição não só de conhecimento mas também das skills técnicas tão necessárias num enfermeiro veterinário.
Nos dois dias dedicados ao congresso foi possível assistir a palestras na área da anestesiologia e cirurgia veterinária com oradores nacionais e internacionais especialistas e de renome, num evento que para além de enorme partilha de conhecimento foi de partilha de experiências e muita aprendizagem. A presença de profissionais de Enfermagem veterinária especialistas nestas áreas, de centros veterinários de referência em Portugal e no estrangeiro, permitiu uma abordagem de temas muito prática e focada na realidade atual.



