O filho do casal detido por suspeita de abandono de menor em Portalegre ficou à guarda dos país e o processo baixou a inquérito, por decisão do tribunal, disse hoje fonte da PSP à agência Lusa.
Fonte do Comando Distrital de Portalegre da PSP disse à Lusa que o Tribunal de Portalegre aplicou ainda a medida de termo de identidade e residência (TIR) aos pais da criança.
A PSP deteve um casal por alegadamente ter deixado sozinho o filho, de 6 anos, numa viatura estacionada num parque de estacionamento junto a uma zona de bares naquela cidade alentejana, disse hoje a Polícia.
Contactado pela agência Lusa, o comissário João Paulo Marmelo, do Comando de Portalegre da PSP, indicou que o casal, um homem de 25 anos e uma mulher de 23 anos, é suspeito do crime de exposição e abandono de menor.
Segundo a mesma fonte, as autoridades tiveram conhecimento desta situação na madrugada de quarta-feira, “por volta das 02:45”, quando um agente da PSP se deslocou ao parque de estacionamento para recolher a sua viatura e ouviu o menor a chorar.
“Ouviu o choro de uma criança e verificou que a criança estava sentada numas escadas, a chorar, com frio, até porque a noite estava bastante gelada”, disse o comissário.
A criança “estava principalmente com frio”, insistiu, acrescentando: “Por aquilo que apurámos, terá ficado na viatura, saiu e sentiu-se sozinha”.
“Estava muito frio, as temperaturas rondavam os zero graus e estava de facto em estado de choque, sozinha, num parque de estacionamento”, sublinhou.
O comissário João Paulo Marmelo relatou ainda que o menino foi levado para a esquadra, onde recebeu “conforto” e lhe foi servida “uma bebida quente”, após o que os agentes conseguiram recolher alguns dados sobre o que eventualmente teria acontecido.
“Depois de o acalmarmos e de lhe darmos algum conforto, conseguimos recolher alguns dados. Também com a matrícula da viatura em que ele referiu que se encontrava, chegámos à identificação da mãe e, posteriormente, do pai”, disse.
De acordo com o responsável, os pais da criança encontravam-se num dos bares situados na Praça da República, em Portalegre, zona onde também está situado o comando local da PSP.
Graças às “diligências efetuadas a seguir, a PSP localizou o casal num bar e este foi detido e notificado para comparecer no Ministério Público de Portalegre, na quarta-feira à tarde”, explicou.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…