A Autoridade de segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, nas últimas semanas, uma operação de fiscalização, de norte a sul do País, direcionada aos operadores económicos que se dedicam ao comércio de carnes e seus produtos (talhos).

O objetivo, segundo esta autoridade, foi “verificar o cumprimento dos requisitos específicos do sector, com especial destaque para o controlo de origem e rotulagem, as circunstâncias de conservação e exposição, e as condições higiénicas e sanitárias das instalações”.

Como balanço da operação assinala-se a fiscalização de 100 operadores económicos, maioritariamente retalhistas, tendo sido instaurados 19 processos contraordenacionais, destacando-se como principais infrações, a distribuição, preparação e venda de carnes e seus produtos com desrespeito das normas higiénicas e técnicas aplicáveis, a falta de mera comunicação prévia, o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de requisitos, e a falta, inexatidão ou deficiência na rotulagem.

Procedeu-se ainda à apreensão de cerca de 22 quilos de carne de bovino e queijos e de um instrumento de pesagem (balança), tudo com um valor aproximado de 700 euros.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…