A diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, e a Casa do Alentejo, em Lisboa, receberam Medalhas de Ouro do Município de Reguengos de Monsaraz na sexta-feira, 8 de Dezembro.
O município alentejano, em comunicado, indicou que estas são duas das medalhas atribuídas a personalidades, instituições e associações, no âmbito das comemorações do 19.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade.
A cerimónia decorreu no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Ana Paula Amendoeira, além de liderar a Direção Regional de Cultura do Alentejo, é também relatora do Conselho Consultivo da UNESCO CN e investigadora sobre Património Mundial.

A outra Medalha de Ouro ‘segue’ para a Casa do Alentejo, por ocasião do centenário desta instituição e pelo “papel determinante que tem desempenhado na defesa e afirmação da cultura alentejana no país e no mundo”, segundo a autarquia.
Já a investigadora Ana Padilha e a cardiopneumologista Sofia Rebocho foram distinguidas com a Medalha de Mérito Científico, adiantou o município.
As medalhas de mérito municipal destinam-se a personalidades, instituições e associações “que se notabilizaram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e o prestígio do concelho”,
Mas abrangem também trabalhadores municipais que, no exercício da sua atividade, “se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública”, acrescentou.
“As distinções foram propostas pelo executivo municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal”, explicou a autarquia.
As comemorações do Dia da Cidade contemplam homenagens a duas instituições, quatro associações e 16 personalidades e empresários que têm “desenvolvido ações de mérito em diversas áreas” e que têm “contribuído de maneira excecional para o prestígio de Reguengos de Monsaraz nos domínios científico, cívico, cultural, desportivo, social e do empreendedorismo”.
A autarquia vai atribuir a Medalha de Mérito Cívico à Sociedade Portuguesa de Autores, pela parceria com a Casa António Gião para “acolher refugiados da Guerra da Ucrânia”, aos médicos Eduardo Pedro e Ana Veiga, à jornalista e ‘pivot’ da CNN Portugal Ana Sofia Cardoso e ao treinador de basquetebol Carlos Janes Costa.
A Medalha de Mérito Cultural foi entregue ao maestro Carlos Bia, ao arqueólogo António Carlos Valera, a Carlos Albuquerque Teixeira, ‘head chef’ do Restaurante da Herdade do Esporão, à Comissão Social de Santo António do Baldio, ao maestro e diretor artístico João Defesa e a Vasco Ramalho, professor, investigador e diretor de vários festivais de percussão no sul do país.
A Magia D’Arte – Associação de Artesanato de Reguengos de Monsaraz foi agraciada com a Medalha de Mérito Social e a Medalha de Mérito Ambiental foi atribuída ao professor Pedro Grilo, dirigente do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, enquanto o empresário David Ramalho recebeu a Medalha de Mérito Empreendedor.
Já a Medalha de Mérito Desportivo ‘seguiu’ para o núcleo local do Sporting Clube de Portugal, José Luís Rijo pela conquista do Troféu Promoção no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, António Catronga, criador da equipa de atletismo do núcleo local da Casa do Benfica, e o Grupo Desportivo Piranhas do Alqueva.
Em 09 de dezembro de 2004 a vila de Reguengos de Monsaraz foi elevada à categoria de cidade.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Torneio de Inverno AADP promete aquecer Portalegre neste sábado

Portalegre prepara-se para uma manhã de intensa competição no próximo sábado, 21 de fevere…