O Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Évora estabeleceu como um dos seus objetivos para o presente Ano Pastoral 2023-2024, “Valorizar e promover o acolhimento da Vida”. Nesse sentido, promove no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, várias iniciativas através das quais deseja convidar as diversas comunidades da Arquidiocese a agradecer o dom da vida humana.
Associando-se a uma iniciativa que já tem lugar há vários anos no Santuário Nacional da Padroeira de Portugal em Vila Viçosa, este Departamento convida todas as grávidas e suas famílias a participarem na Celebração Eucarística que terá lugar dia 7 de dezembro às 18h naquele Santuário. Essa celebração vespertina será presidida pelo Arcebispo de Évora D. Francisco José Senra Coelho, e no final de Eucaristia receberão uma Bênção as grávidas que estejam presentes. Por razões logísticas é pedido que possa haver uma inscrição prévia, bastando para isso o envio de e-mail indicando nome da grávida e de quem a acompanha para os seguintes endereços: [email protected] e [email protected] .
O Departamento da Pastoral Familiar convidou ainda os párocos que o entendam oportuno a fazer uma breve cerimónia de bênção das grávidas, numa das missas paroquiais do dia 8 de dezembro.
Finalmente, foi ainda preparada uma proposta de oração de ação de graças pelo dom da vida que pode ser feita nas casas de todas as famílias que o desejem. Esta oração estará disponível online e pode ser acedida através da página do Facebook do Departamento.
Para o Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese, esta iniciativa para “além de cumprir um dos nossos objetivos, pretende ser um convite a que toda a comunidade cristã aprofunde o seu compromisso pelo acolhimento do dom da vida e pelo cuidado com todas as vidas em especial pelos que vivem em situação de maior vulnerabilidade e fragilidade.”
O Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Évora é constituído por diversos casais ligados a distintos movimentos apostólicos que desenvolvem a sua ação na área da família, procurando proporcionar em vários territórios da Arquidiocese momentos de partilha entre famílias sobre as diversas realidades relacionadas com a vida em família, o crescimento na fé e o desenvolvimento humano. Este Departamento conta sempre com a presença de um sacerdote.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

AD acusa Rondão Almeida de “enganar os elvenses” após polémica com rejeição de lista

A coligação AD – Aliança Democrática de Elvas reagiu hoje, dia 1 de Outubro, às declaraçõe…