O FC Porto, detentor da Taça de Portugal em futebol, é o primeiro dos três ‘grandes’ a entrar em campo na quarta eliminatória, na qual recebe na sexta-feira o Montalegre, um dos ‘resistentes’ do quarto escalão.
Os ‘dragões’ não deverão encontrar grandes dificuldades no jogo frente ao terceiro classificado da Série A do Campeonato de Portugal, agendado para as 20:45 de sexta-feira, no Estádio do Dragão.
O Montalegre é um dos sete emblemas do Campeonato de Portugal ainda em competição na Taça, juntamente com Serpa, Vitória de Setúbal, Elvas, Paredes, Amarante e Dumiense, estes últimos também com uma visita a um outro ‘grande’, o Sporting.
Os ‘leões’ apenas entram em campo a partir das 18:00 de domingo, dia em que recebem a formação de Dume, freguesia do concelho de Braga, atua 14.ª e última classificada na Série A do Campeonato de Portugal.
Antes, no sábado, o Benfica também joga em casa nesta eliminatória, mas, teoricamente, com um nível de exigência maior, quando tem pela frente o Famalicão (20:45), um dos 14 clubes da I Liga que ainda estão em prova.
Benfica, líder da I Liga, e Famalicão, sétimo classificado, ainda não se defrontaram esta época no campeonato.
O jogo entre as duas equipas é um dos quatro que opõe emblemas da I Liga, sendo os restantes entre Vizela e Estrela Amadora (19:30), na sexta-feira, Portimonense e Sporting de Braga (15:30), no sábado, e Arouca e Boavista (20:00), no domingo.
Nestes 16 avos de final, os também primodivisionários Casa Pia, Vitória de Guimarães e Estoril Praia defrontam equipas da II Liga, casos de Nacional, Länk Vilaverdense e Mafra, respetivamente.
A par de FC Porto e Sporting, o Gil Vicente é a outra equipa do principal escalão a ter um adversário do Campeonato de Portugal, mas, ao contrário de ‘dragões’ e ‘leões’, jogará fora de casa, com uma visita a Serpa.
Nesta fase, a Taça de Portugal conta com uma única equipa do quinto escalão (Distritais), o Atlético da Malveira, que irá defrontar fora a União de Leiria (II Liga), no domingo (15:00).
Os jogos, a decorrerem entre sexta-feira e domingo, acontecem após a paragem competitiva na I Liga devido aos compromissos das seleções.

Programa dos 16 avos de final:
– Sexta-feira, 24 nov:
Vizela (I) – Estrela da Amadora (I), 19:30.
FC Porto (I) – Montalegre (CP), 20:45.
– Sábado, 25 nov:
Canelas 2010 (L3) – Marítimo (II), 11:00.
Serpa (CP) – Gil Vicente (I), 14:00.
Nacional (II) – Casa Pia (I), 15:00.
Portimonense (I) – Sporting de Braga (I), 15:30.
Penafiel (II) – Vitória de Setúbal (CP), 17:00.
Vitória de Guimarães (I) – Länk Vilaverdense (II), 20:00.
Benfica (I) – Famalicão (I), 20:45.
– Domingo, 26 nov:
Elvas (CP) – Santa Clara (II), 11:00.
Paredes (CP) – Amarante (CP), 15:00.
União de Leiria (II) – Atlético da Malveira (D), 15:00.
Torreense (II) – Tondela (II), 17:00.
Estoril Praia (I) – Mafra (II), 17:00.
Sporting (I) – Dumiense (CP), 18:00.
Arouca (I) – Boavista (I), 20:00.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…