A cimeira aeronáutica Portugal Air Summit ‘descola’, esta quinta-feira, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, com o objetivo de “marcar um novo ciclo de crescimento” do projeto, divulgaram hoje os promotores.
O evento, promovido pelo município e pela Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor (ACIPS), vai decorrer até domingo e, este ano, assume a configuração de “lançamento e preparação” do formato internacional a desenvolver a partir de 2024.
Em comunicado, a organização indicou que a 7.ª edição do Portugal Air Summit “vai marcar o início do novo ciclo de crescimento do projeto”.
O objetivo é passar a realizar a cimeira num “formato bienal e de caráter internacional, marcada pela forte componente expositiva, destinada a ‘stakeholders’ nacionais e internacionais, e pela aposta na convergência das áreas científica, industrial, académica e empresarial”.
 Este ano, o evento, intitulado, Portugal Air Summit – Take Off para 2024, dedica os dois primeiros dias, quinta e sexta-feira, às conferências, com a participação de diversos oradores, que vão ter lugar no edifício da Torre de Informação de Voo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.
Segundo a organização, pretende-se refletir “sobre o presente e futuro do Cluster Aeronáutico de Ponte de Sor e os projetos em curso no Norte Alentejo e no país, nas áreas da Aviação, Aeronáutica, Espaço e Defesa”.
“O primeiro dia centra-se na reflexão sobre o ‘cluster’ de Ponte de Sor, a sua estratégia, oportunidades e desafios para a economia, fazendo a ligação com a importância da formação, qualificação e retenção de recursos humanos no território”, lê-se na nota de imprensa.
 Em paralelo, vão ser abordados os desafios setoriais de contexto ligados à consolidação do desenvolvimento da indústria de Defesa em Portugal, do crescimento da aviação executiva, do futuro do “Cluster AED”, da sustentabilidade no setor Avanced Air Mobility, entre outros temas.
O programa, até domingo, integra também iniciativas lúdicas relacionadas com o Festival Internacional de Balões de Ar Quente e a “ARC Air Race Championship”.
A “ARC Air Race Championship” pretende recriar o ambiente de demonstração de corrida na albufeira de Montargil, com os pilotos a “testarem os seus limites e os das máquinas” que vão pilotar, destacou a organização.
Já o Festival Internacional de Balões de Ar Quente do Alentejo tem para oferecer aos interessados várias iniciativas, nomeadamente voos livres e batismos de voo.

HYT // RRL

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Sismo registado no sul do País

Um sismo de magnitude 3.3 (Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 50 quilómetros…