O piloto João Ferreira (Mini), navegado por Filipe Palmeiro, venceu hoje a Baja de Portalegre em automóveis, última prova do Campeonato Nacional de todo-o-terreno, pela segunda vez consecutiva.
O piloto de Leiria terminou a prova alentejana com o tempo de 4:54.16,3 horas, deixando o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota) na segunda posição, a 2.21,6 minutos. João Dias (Can Am) foi o terceiro, a 2.39,1 minutos.
“É um sentimento incrível. Antes da corrida sabíamos que iríamos lutar com o atual campeão do mundo [Nasser Al-Attiyah] e o vice-campeão do Mundo [Al-Rajhi]. Demos tudo em condições difíceis, com muita água e lama. Ganhar em Portalegre é sempre muito especial, principalmente nestas condições e com esta concorrência”, afirmou João Ferreira, ex-campeão nacional e europeu de bajas, que vinha de uma vitória no Rali de Marrocos na categoria T4.
Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, que se estreavam com o Prodrive Hunter, foram penalizados em 20 minutos no setor da manhã, por terem bloqueado o Mini de João Ferreira, abrindo caminho ao segundo lugar da geral provisória de Yazeed Al-Rajhi e Timo Gottschalk (Toyota Hilux).
“Esta prova em Portugal nunca é fácil, por isso estou satisfeito com o resultado. Há imensos espetadores ao longo do percurso, é incrível, e a organização também faz um excelente trabalho. É muito agradável correr aqui”, referiu o piloto saudita, citado pela organização.
Por sua vez, Al-Attiyah conquistou o título da Taça do Mundo FIA de Bajas em Portalegre e apelou da penalização de 20 minutos, podendo ainda subir do 12.º lugar em que terminou.
Também o sueco Mattias Ekström (Can Am), bicampeão do DTM e campeão mundial de ralicrosse, considerou que esta é “uma corrida incrível, especiais fantásticas na lama e um número louco de espetadores”, apesar de ter terminado na nona posição.
O quarto e último setor seletivo foi encurtado em 60 quilómetros devido às condições meteorológicas adversas, passando de 180 para 120 quilómetros.
Nas duas rodas, Bruno Santos (Husqvarna) estreou-se a vencer. O piloto da Husqvarna, bicampeão nacional de TT Rali Raids em 2018 e 2019, partiu para o dia de hoje na terceira posição. No entanto, assumiu a liderança a meio do setor seletivo, terminando com 4.10,9 minutos de vantagem para o segundo classificado, André Sérgio (Beta). Gonçalo Amaral (Honda) foi o terceiro, a 8.40,2 minutos.
“Cometi poucos erros e andei com muita cautela, pois não vinha com ambição de dar tudo em Portalegre. Como tenho de estar operacional para o Dakar, tive muito receio de sofrer uma lesão, mas à medida que a prova foi evoluindo, e com as dificuldades do António Maio, vi que tinha uma oportunidade e aproveitei-a”, disse Bruno Santos.  
O campeão nacional António Maio (Yamaha), que conta com oito vitórias em Portalegre, quedou-se pela 19.ª posição, devido a uma fuga no tubo de gasolina da sua Yamaha.
Já na categoria dedicada aos veículos ligeiros (SSV), Hélder Rodrigues (Can Am) estreou-se a vencer, depois de ter feito uma carreira nas duas rodas, em que pontificam os sete títulos nacionais de enduro, o título mundial de enduro júnior e o título mundial de todo-o-terreno, em 2011.
“Isto significa muito para mim. Depois de um ano duro, vencer aqui é muito especial. O carro esteve impecável, não tive furos e na parte final tive de fazer uma gestão, para ultrapassar as motos 4”, disse.
João Monteiro (Can-Am) foi o segundo classificado e, com este resultado, será o novo campeão nacional, enquanto Pedro Santinho Mendes (Can-Am) termina no terceiro lugar final, depois de ter passado pelo comando da prova. 
Nos quads, João Vale (Can-Am) dominou pelo segundo ano consecutivo. “[Foi] uma grande vitória. Ao quilómetro 40 sofremos um azar, quando ficámos sem travões à frente. Cheguei a acreditar que não seria possível, mas missão cumprida e parabéns à equipa”, realçou João Vale.
Tomás Paulo (Yamaha) foi o segundo classificado, a 2.57,9 minutos do líder, enquanto Flávio Gonçalves (Yamaha) foi terceiro, a 9.44,8 minutos.
Apesar de a classificação ser ainda provisória, Luís Fernandes (Yamaha) deverá ser o novo campeão nacional de quads.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…