O protocolo da Escola da Coesão foi assinado quinta-feira, dia 20 de Julho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.

O documento integra a Estratégia de Desenvolvimento do Alentejo 2030, num dos desafios estratégicos que tem a ver com o reforço da acção colectiva regional e resulta de um trabalho conjunto para a implementação do projecto Escola da Coesão.

Trata-se de uma iniciativa com potencial agregador e de desafio para os agentes do território, relacionada com capacitação das pessoas, das instituições e do ecossistema dos fundos à escala da região Alentejo, com o objectivo de dar a conhecer o impacto da política europeia e porque a boa governação é fundamental na definição das políticas públicas.

A CCDR Alentejo assume a liderança do projecto, que tem como parceiros a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), responsável pelo Centro Europe Direct do Alentejo Central e Litoral, a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), responsável pelo Centro Europe Direct do Baixo Alentejo, o Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, as Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Alentejo Litoral e Baixo Alentejo e ainda a Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Instituto Padre António Vieira, o Instituto Politécnico de Beja e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), responsável pelo Centro Europe Direct do Alto Alentejo, bem como o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia e a Universidade de Évora.

O presente acordo que foi assinado visa a implementação do projecto Escola da Coesão e pretende dinamizar uma cultura colaborativa de território, em ambiente escolar, associativo, recreativo e cultural, à luz da transição digital, energética e ambiental em curso.

A Escola da Coesão representa uma visão integrada do conceito “Escola” em sentido amplo e abrangente do termo, não só como local físico, mas, fundamentalmente, como espaço onde os jovens desempenham um papel activo no diálogo estruturado das aprendizagens formais e informais, apreendendo a realidade vivenciada com abertura para um futuro sem barreiras geográficas, com igualdade de direitos e oportunidades.

O protocolo agora assinado para a Escola da Coesão enquadra‐se em quatro dos objectivos estabelecidos na Estratégia Europeia para a Juventude 2021‐2027: conectar a União Europeia com a juventude, promover sociedades inclusivas, fomentar a informação e o diálogo construtivo e criar espaços de participação para todos.

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