Os farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) voltam hoje à greve, no primeiro dos três dias agendados para este mês, intercalados e em modalidades diferentes, para exigir um avanço nas negociações com a tutela.
Hoje, a greve abrange todo o território continental e regiões autónomas, no dia 27 decorrerá nos distritos de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira e a 29 será nos distritos de Braga, Bragança, Porto Viana do Castelo e Vila Real, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
Depois de uma reunião, em janeiro, com a tutela da Saúde considerada pelo sindicato uma “absoluta desilusão”, a estrutura sindical diz que houve outras reuniões entretanto, mas sublinha que em nenhuma houve avanços efetivos nas negociações, considerando que “falta vontade política ao ministro da Saúde” para resolver a situação.
Em declarações à Lusa aquando da entrega do pré-aviso de greve, no passado dia 29 de maio, o presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Henrique Reguengo, contou que os avanços nas reuniões foram “muito poucos” e em matérias “que nem deviam estar na negociação”, dando como exemplo as 100 vagas que deveriam ter sido abertas até julho do ano passado. O dirigente lembrou igualmente que, no inicio deste ano, apenas 34 tinham ido a concurso.
“Nas instituições, os quadros são completamente insuficientes e cada vez são mais insuficientes, porque as pessoas estão a sair (…). Temos 1.000 farmacêuticos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) que estão a sair”, alertou Henrique Reguengo, acrescentando: “Felizmente, os farmacêuticos têm uma formação científica nas faculdades que lhes dá uma ampla gama de possibilidades”.
A valorização da profissão, com a consequente revisão e atualização das grelhas salariais face às habilitações académicas e profissionais dos farmacêuticos, a contagem integral do tempo de serviço no SNS para efeitos de promoção e progressão na carreira e a vinculação efetiva dos farmacêuticos a exercer nos serviços públicos com contratos precários são algumas das reivindicações.
Além disso, exigem a adequação do número de farmacêuticos no SNS às necessidades e complexidade das atividades farmacêuticas desenvolvidas, o reconhecimento e homologação dos títulos de especialista atribuídos pela Ordem dos Farmacêuticos e a definição e regulamentação de um “processo especial e transitório para regularização do acesso à especialidade/residência farmacêutica por parte dos farmacêuticos contratados após 01 de março de 2020”.
Estão previstos serviços mínimos, com o sindicato a propor – segundo o pré-aviso – que funcionem nos serviços que trabalham ininterruptamente 24 horas por dia, nos sete dias da semana, sugerindo um número de efetivos igual àquele que garante o funcionamento aos domingos, no turno da noite, durante a época normal de férias.
Os farmacêuticos do SNS estiveram em greve pela primeira vez em outubro e em novembro do ano passado, numa paralisação inédita que teve uma adesão superior a 90%, segundo os dados do sindicato.
-
Pedro Ferraz-Gameiro é novo coordenador nacional da Hospitalização Domiciliária do SNS
O Ministério da Saúde designou o Dr. Pedro Ferraz-Gameiro, assistente hospitalar de Medici… -
Tragédia no elevador da Glória: Hospitais de Elvas e Portalegre com bandeira a meia haste
A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo cumpre o Dia de Luto Nacional, associando-se à d… -
ALERTA CIBERCRIME – Falsas Dívidas ao SNS
Está em curso mais uma campanha de burlas por via das redes de comunicações, que passa pel…
Carregar mais artigos relacionados
-
Elva:APPACDM leva utentes a explorar Lisboa num passeio memorável
A APPACDM-Elvas realizou um passeio a Lisboa, proporcionando momentos de convívio, descobe… -
Ponte de Sor celebrou Dia Mundial do Turismo com novos parceiros na Estação Náutica de Montargil
No passado sábado, dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, celebrado desde 1980 pela O… -
Conheça o novo horário do Cemitério de Campo Maior
O Município de Campo Maior informou, através de uma publicação na rede social Facebook, qu…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Elva:APPACDM leva utentes a explorar Lisboa num passeio memorável
A APPACDM-Elvas realizou um passeio a Lisboa, proporcionando momentos de convívio, descobe… -
Ponte de Sor celebrou Dia Mundial do Turismo com novos parceiros na Estação Náutica de Montargil
No passado sábado, dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, celebrado desde 1980 pela O… -
Elvas: Até domingo, ainda tem a oportunidade de visitar a exposição “Dar a palavra”, no Museu Militar
No âmbito das comemorações do 75º aniversário deste semanário, encontra-se patente a expos…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Elva:APPACDM leva utentes a explorar Lisboa num passeio memorável
A APPACDM-Elvas realizou um passeio a Lisboa, proporcionando momentos de convívio, descobe…