A 14.ª edição da Feira do Cavalo e do Touro da Extremadura, que vai decorrer de 8 a 11 de Junho, em Badajoz, foi apresentada hoje pela directora do certame, Pepa Dueñas, assim como Blanca Subirán, vice-presidente e vereadora delegada da Feira de Badajoz IFEBA.

A inauguração terá lugar na quinta-feira, dia 8 de Junho, ao meio-dia, e terminará no domingo, dia 11 de junho, às 19h30. Durante esses dias realizam-se diversas competições e exibições, tanto equestres como tauromáquicas, bem como actividades infantis, que todos os visitantes poderão desfrutar.

A Ecuextre tem vindo a ganhar cada vez mais reconhecimento internacional devido à relevância que coloca em torno do montado, uma paisagem que caracteriza a região da Extremadura, abrangendo múltiplas disciplinas que representam a forma de vida e o sistema produtivo dos extremenhos.

Como acontece todos os anos, a feira conta com dois focos: o comercial e o lúdico, nos quais participam cerca de 50 empresas comerciais com o objectivo de promover e fortalecer a sua marca, para além das mais de 70 ganadarias de raças puras e dos mais de 150 cavaleiros que competirão em diversas modalidades. Haverá também diversas áreas de restauração junto à pista, que proporcionarão um ambiente de lazer, gastronomia e música, que continuará no terraço exterior na sexta-feira e sábado a partir das 21h.

Graças à missão comercial oferecida pela Extremadura Avante, a iniciativa conta novamente com a presença de compradores internacionais do México, Alemanha e Reino Unido no sector equino, com a missão de promover e fortalecer as relações comerciais entre os criadores de cavalos da Extremadura e os mercados estrangeiros.

A vereadora destacou que a XIV edição da Feira do Cavalo e do Touro é a única do seu sector em Espanha e que combina o mundo do cavalo e do touro, o que é evidenciado pela realização de diferentes concursos e actividades equestres e tauromáquicas, como o VII Concurso Morfológico P.R.E. Categoria *** onde competem as melhores criações de Pura Raça Espanhola, o Campeonato de Espanha de Doma de Cavalos Pura Sangue Lusitano, o Festival Morfológico-Funcional do Cavalo P.S.L., que incluirá, como novidade, ganadarias portuguesas, o VIII Troféu Ibérico de Doma Clássica CDN** FHEX COPA ANCCE, o XI Troféu Campeoníssimos, Campeão dos Campeões, que nasceu no seio da Ecuextre e se tornou uma referência nas competições olímpicas, a nova adição da Prova de Potência e o Concurso Nacional de Salto, e o 47º Concurso Nacional de Faena e Doma de Campo, complemento perfeito que une o touro e a criação de gado com o sector equino, e que se realizará à tarde a partir das 20h.

Além disso, destaca-se a grande exposição taurina Roca Rey, que está intimamente ligado à cidade de Badajoz devido ao seu crescimento como toureiro na Escola de Tauromaquia da Diputación de Badajoz, e que, apesar da sua juventude, tem uma longa trajetória de sucesso. Além disso, serão realizadas actividades na praça de touros coberta, como os tradicionais forcados pelas Escolas de Moita e Alcochete, os recortadores de Arte e Raza, tentaderos pela Escola de Tauromaquia da Diputación de Badajoz e pela Escola de Salamanca, e a inovadora celebração do 1º Bolsín Taurino para promover uma competição saudável entre os jovens que estão a iniciar-se no mundo do touro.

A Ecuextre também contará com a simbiose entre o profissionalismo e a formação, com a presença dos Ciclos de Formação do Meio Rural de Navalmoral de la Mata, da Escola de Formação de Capatazes e do Instituto Nossa Senhora de Bótoa. Por último, foi reconhecido o trabalho dos lamentavelmente falecidos D. Ignacio Bravo Martínez e D. Joaquín Conesa Conesa, criadores de Cavalos de Pura Raça Espanhola, e agradecida a colaboração da Consejería de Agricultura, Desarrollo Rural, Población y Territorio e da Consejería de Economía, Ciencia y Agenda Digital da Junta de Extremadura, do Patronato de Turismo y Tauromaquia da Diputación de Badajoz e das Federações e Associações Nacionais e Regionais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…