O consumo de combustíveis derivados do petróleo desceu 7,9% em março, em termos homólogos, apesar de ter subido 17% face a fevereiro, revelou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Segundo o Boletim do Mercado de Combustíveis e GPL, divulgado pelo regulador, o consumo de combustíveis derivados do petróleo, “considerando o cabaz de gasolina, de gasóleo, de jet e de GPL”, em março de 2023, foi 7,9% inferior, ou seja, desceu 61,8 quilotoneladas (kton) face a março de 2022.
Para esta redução contribuiu uma “diminuição no consumo de GPL (-25,3%), de gasóleo (-12,7%) e de gasolina (-8,7%)”, disse o regulador. Em sentido contrário, o consumo de ‘jet’ aumentou (+28,0%), destacou.
Em relação a fevereiro, o consumo de combustíveis aumentou em março. Segundo a ERSE, “o consumo global aumentou 104,6 kton face ao mês anterior, o que representa um acréscimo de 17,0%”, sendo que “o aumento do consumo de combustíveis derivados de petróleo em março ocorreu na gasolina (+24,2%), no gasóleo (+17,5%), no jet (+14,5%) e no GPL (+4,0%)”.
A entidade reguladora destacou também que “o consumo verificado em março de 2023 foi superior ao consumo no período homólogo pré-pandémico de 2019 (+82,8 kton)”, tendo observado “um aumento no consumo de gasolina (+20,2%), de gasóleo (+13,7%) e de jet (+12,7%)”. Contrariamente, “no mesmo período diminuiu o consumo de GPL (-6,8%)”, referiu.
Quantos aos preços médios de venda, em março, o da gasolina simples 95 reduziu-se em 0,9% (1,723 euros/litro), face ao mês anterior e o do gasóleo diminuiu 2,1% (1,608 euros/litro), acompanhando o comportamento dos mercados internacionais.
Por outro lado, o preço médio de venda ao público do GPL Auto “aumentou face a fevereiro (+2,7%), contrariando o comportamento verificado nos mercados internacionais”, destacou a ERSE.
Também o preço das garrafas mais comercializadas de “gás propano e de butano sofreu uma variação de +0,7% e +0,9%”.
A ERSE destacou que “os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento ‘low cost’”.
Segundo o regulador, “os distritos de Braga, Santarém e Castelo Branco registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos em Portugal continental. Beja, Bragança e Lisboa apresentaram os preços mais altos”.
Por sua vez, “Braga, Viseu e Vila Real registaram, para Portugal Continental, a garrafa de GPL (butano e propano) com o menor custo”, enquanto “Leiria, Beja e Setúbal, apresentam os preços mais elevados”.
 
ALYN // MSF
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo

Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…