A forma de comunicar a agricultura é o tema da edição deste ano da feira agropecuária Ovibeja, que arranca na quinta-feira, dia 27 de Abril, com mais de mil expositores e expectativas de ser “das maiores de sempre”.

“Um mês antes de abrir as portas, a Ovibeja já estava cheia. Já vínhamos a sentir que a adesão era grande e é isso que se tem verificado”, afirmou Rui Garrido, presidente da associação ACOS – Agricultores do Sul, a entidade organizadora da feira.

A 39.ª edição da Ovibeja vai decorrer entre quinta-feira e domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Beja – Manuel Castro e Brito, tendo como tema geral “Comunicar, um grande desafio para a agricultura”.

Assinalando que tem expectativas de que esta seja “uma das maiores feiras de sempre”, a organização adiantou que o evento vai ter “mais expositores” do que a edição anterior, acima dos mil, distribuídos por espaços interiores e exteriores.

Uma das novidades desta edição, sublinhou a associação ACOS, é a ausência dos habituais convites dirigidos aos membros do Governo para visitarem o certame.

“Depois de muito ponderar, a direcção da ACOS tomou a decisão de não convidar formalmente a ministra da Agricultura para visitar a Ovibeja”, referiu Rui Garrido, numa entrevista divulgada pela associação.

Em causa, argumentou, está “o descontentamento generalizado dos agricultores, bem patente nas várias manifestações realizadas neste último mês [de Março], nas quais a ACOS tem participado activamente”.

Segundo o presidente da ACOS, a associação decidiu alargar esta decisão ao primeiro-ministro, António Costa, e a todo o actual Governo.

De resto, a feira mantém o figurino de sempre, apesar de algumas alterações, como a nova localização para o artesanato e o novo espaço para a exposição temática, que, este ano, é igualmente dedicada à forma de comunicar a agricultura.

Quanto ao programa da Ovibeja, a sessão inaugural está agendada para quinta-feira, às 10,30h, no auditório ACOS, e, neste primeiro dia, as entradas vão ser gratuitas até às 20 horas, na sequência de uma parceria com a Câmara de Beja.

A oferta do evento inclui concursos, exposições de gado, demonstrações equestres, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais ou comércio.

Integra ainda o 12.º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, cuja cerimónia de entrega dos prémios realiza-se no sábado, às 13 horas, no recinto da feira.

A programação cultural é outro dos pontos fortes da feira, com as ‘ovinoites’ a atraírem milhares de jovens ao recinto.

Este ano actuam Luís Trigacheiro (quinta-feira), Quatro e Meia (sexta-feira), Xutos & Pontapés (sábado) e Bárbara Tinoco (domingo), estando também prevista a atuação de dj’s.

Os pavilhões Terra Fértil, Institucional, da Pecuária, Central, de Comércio e Serviços, Multiusos e do Cante, das Artes e Ofícios Tradicionais, a Arena do Azeite e o Espaço Agroalimentar são alguns dos ‘mundos’ temáticos que se podem descobrir na Ovibeja.

Com vários restaurantes de carnes de raças autóctones, a feira conta ainda com tascas de ‘comes e bebes’ em vários espaços, colóquios, seminários e ‘workshops’, entre outras propostas.

SM (RRL) // CSJ
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…