A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, anunciou um aumento de mil milhões de euros nas verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinadas à Ciência e Ensino Superior, no âmbito da reprogramação do PRR que está em consulta pública até sexta-feira. A Ministra encerrou a sessão de abertura da V Energy and Climate Summit, dedicada à “Economia Circular”, que decorre, hoje e amanhã, no Campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Elvira Fortunato evocou ainda a importância da Agenda Verde para o país e do desenvolvimento de projetos inovadores, como o Projeto Guardiões, que contribuam para acelerar a transição energética e o desenvolvimento sustentável. A Ministra defendeu também a diversificação das fontes de financiamento destes projetos, não só porque os apoios serão maiores, mas também porque estas iniciativas portuguesas poderão usufruir da partilha de sinergias e do networking das redes além-fronteiras.

Para Ricardo CamposPresidente do Fórum Energia e Clima, uma das entidades promotoras do Projeto Guardiões, a hora é de reflexão, de confiança na Ciência que esteve sempre, ao longo dos tempos, à altura dos desafios, mas é sobretudo a “Hora de Agir”.“Atualmente existem cerca de 8 mil milhões de pessoas no planeta. Em 2050, no ano da neutralidade carbónica, seremos 9 mil milhões, a consumir mais recursos, mais rapidamente. Acreditamos que vamos continuar a poder contar com o contributo da ciência para que o Homem possa viver em equilíbrio com o seu semelhante, com o mundo natural e com os outros seres vivos. Mas cada um de nós tem o seu papel decisivo nesta ‘Hora de Agir’”, afirmou.

V Energy and Climate Summit, dedicada à Economia Circular, é uma iniciativa do Projeto GUARDIÕES, promovido pelo IPP, em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA). 

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, vai encerrar amanhã o evento que conta também com o contributo de importantes personalidades da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), investigadores, empresários estudantes e economistas. Mais logo, pelas 21h30, Luís Represas, Tito Paris, Don Kikas e Tonekas Prazeres oferecem concerto, de entrada livre, junto ao lago do Campus do Politécnico de Portalegre.

V Energy and Climate Summit tem transmissão em directo na página de Facebook e no canal do Youtube do Fórum Energia e Clima.

Mais informações emhttps://www.energyclimatesummit.com/

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…