O PCP defendeu hoje a utilização de verbas que resultam da atualização do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para modernizar e eletrificar o troço ferroviário da Linha do Alentejo entre Beja e a Funcheira (Ourique).
É “um investimento que calculamos em cerca de 100 milhões de euros, que é uma verba muito insignificante tendo em consideração o global da reprogramação” do PRR, afirmou à agência Lusa o deputado do PCP eleito por Beja, João Dias.
O parlamentar comunista falava a propósito de uma pergunta que dirigiu, juntamente com o também deputado do PCP Bruno Dias, ao ministro das Infraestruturas, João Galamba, sobre a modernização e eletrificação da Linha do Alentejo em toda a sua extensão.
Assinalando que o Governo já se comprometeu em eletrificar a Linha do Alentejo entre Beja e Casa Branca, João Dias considerou que, assim, será apenas criado “um ramal”, já que o troço entre Beja e Funcheira, atualmente desativado, fica por modernizar.
“Este troço é fundamental e decisivo para a dinâmica económica daquela região, mas também serve o todo nacional porque está a ligar o Porto de Sines a Espanha e ao estrangeiro e duas capitais de distrito, nomeadamente Beja a Faro”, sustentou.
Para o deputado do PCP, a reabilitação da totalidade da Linha do Alentejo criaria dinâmica económica ao servir as empresas agrícolas e da agroindústria e o turismo e também o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva e o Aeroporto de Beja.
O PRR, segundo o parlamentar alentejano, vai receber “um acréscimo de verbas” na ordem dos quatro mil milhões de euros, pois a sua dotação passará de cerca de 16 mil milhões de euros para 20 mil milhões de euros.
“E ficamos, naturalmente, inconformados e insatisfeitos por não vermos na reprogramação [do PRR] considerada uma verba, de alguns milhares, para o investimento neste troço ferroviário”, sublinhou.
João Dias considerou que “há condições para que, tendo em consideração até o estudo que a REFER fez em 2015, aproveitar esse estudo e avançar já para os projetos de execução e a concretização, até 2026, da modernização daquele troço”.
“Até porque nem sequer está a ser utilizado e, portanto, não haveria problemas de operacionalidade da via”, acrescentou.
Na pergunta, o PCP questiona o Governo se está disponível para considerar a modernização e eletrificação do troço da Linha do Alentejo entre Beja e Funcheira, dadas as condições potenciadas pela reprogramação do PRR.
Sobre a eletrificação do troço entre Beja e Casa Branca, os comunistas querem saber se o Executivo está empenhado na criação de condições para lançar o concurso da empreitada de construção no terceiro trimestre de 2024.
O reforço orçamental do PRR, operacionalizado no âmbito da sua reprogramação, está em consulta pública até ao dia 21 deste mês.
-
Tribunal de Beja deverá ler acórdão a 5 de janeiro sobre exploração de imigrantes
O Tribunal de Beja deverá proceder, em 05 de janeiro, à leitura do acórdão do julgamento d… -
Fechado lar no concelho de Ourique onde idoso agrediu outro que acabou por morrer
A Segurança Social encerrou o lar em Garvão, no concelho de Ourique, onde ocorreram as al… -
Inspetores da PJ contam no Tribunal de Beja busca a casa de imigrantes “sem condições”
Inspetores da Polícia Judiciária relataram hoje no Tribunal de Beja que efetuaram vigilânc…
Carregar mais artigos relacionados
-
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n… -
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n… -
Cão abandonado junto à Clínica Veterinária de Santo Onofre em Elvas
Um cão que aparenta ter traços da raça de Pitbull foi encontrado pelo moradores do Bairro … -
Câmara de Vila Viçosa quer investir 6ME na construção de variante rodoviária
A construção de uma variante rodoviária, num investimento de seis milhões de euros, é um d…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n…