Uma lista encabeçada pelo actual presidente, Carlos Amado da Silva, foi a única a candidatar-se às próximas eleições para a direcção da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), confirmou uma fonte do organismo à agência Lusa.
As eleições para o quadriénio 2023/27 estão convocadas para 20 de Abril, numa unidade hoteleira de Oeiras, em Lisboa, enquanto a tomada de posse dos novos órgãos sociais está prevista para uma semana depois, em 27 de Abril, no mesmo local.
Como foi o único a apresentar-se a eleições – a entrega de listas fechava às 00:00 de quinta-feira -, o actual presidente da FPR deve, assim, avançar para um segundo mandato consecutivo na liderança do organismo que superintende a modalidade em Portugal.
“Estão reunidas as condições para dar continuidade ao trabalho realizado no anterior mandato e, consequentemente, consolidarmos o râguebi nacional, num ambiente pacificado, em evidente unidade entre a esmagadora maioria dos clubes e associações”, disse Amado da Silva à agência Lusa, remetendo para “mais tarde” outras explicações sobre a sua “equipa reforçada” para o próximo mandato e “com um toque feminino”.
O dirigente já tinha presidido à FPR entre 2010 e 2015, quando perdeu as eleições para Luís Cassiano Neves, que não completou o seu mandato, demitindo-se em 2018 e deixando o organismo entregue a uma Comissão de Gestão até ao acto eleitoral do ano seguinte.
Amado da Silva voltou a ser eleito em Abril de 2019, vencendo uma lista liderada por Lourenço Fernandes Thomaz, com 59 votos contra 41, num total de 101 delegados votantes.
“Os objectivos para os próximos quatro anos passam por dar estabilidade ao râguebi, qualificar Portugal para o Mundial Austrália2027, regressar ao Circuito Mundial de ‘sevens’, recuperar financeiramente a FPR e, fundamental, concluir as obras do Centro de Alto Rendimento do Jamor”, delineou o presidente em funções, em Março, ao confirmar que se recandidatava.
No decorrer do actual mandato de Carlos Amado da Silva, a selecção portuguesa de râguebi subiu ao ‘Championship’, principal escalão europeu da modalidade (com excepção do torneio das Seis Nações), após um ‘interregno’ de três anos no escalão inferior, e qualificou-se para o Mundial França2023.
Será apenas a segunda participação de sempre de Portugal no Mundial, após a histórica campanha dos ‘lobos’ no França2007.
As eleições para os órgãos sociais da FPR realizam-se de quatro em quatro anos, desde 2011, após a adequação dos estatutos do organismo ao, então, novo Regime Jurídico das Federações Desportivas.
SYL // PFO
Lusa
-
Caminhada marca inauguração do Circuito de Fitness Paulo Dias em Campo Maior
Campo Maior vai ganhar um novo espaço dedicado à prática de atividades físicas com a inaug… -
“O Elvas” volta a perder e complica (ainda mais) as contas no campeonato
“O Elvas” deslocou-se domingo, dia 15 de Fevereiro, ao Estádio do Algarve para defrontar o… -
Futebol: Campo Maior também recebe Portugal – Espanha em sub-15
Dois dias depois de se defrontarem no Estádio Patalino, em Elvas, as selecções de sub-15 d…
Carregar mais artigos relacionados
-
Bloco Operatório do Hospital de Elvas fecha para obras: Cirurgias vão para Portalegre e casos urgentes seguem para Badajoz
A Câmara Municipal de Elvas informou hoje, dia 18 de Fevereiro, em comunicado conjunto com… -
CCDR Alentejo e IP discordam sobre maturidade do projeto da ferrovia Casa Branca-Beja
O presidente da CCDR Alentejo justificou hoje o corte de 60 milhões de euros de verbas com… -
Torneio de Inverno AADP promete aquecer Portalegre neste sábado
Portalegre prepara-se para uma manhã de intensa competição no próximo sábado, 21 de fevere…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Torneio de Inverno AADP promete aquecer Portalegre neste sábado
Portalegre prepara-se para uma manhã de intensa competição no próximo sábado, 21 de fevere… -
Passeio de BTT em Alandroal integra Festival do Peixe do Rio
A Associação Alandroal United, em colaboração com o Município de Alandroal, vai organizar … -
Caminhada marca inauguração do Circuito de Fitness Paulo Dias em Campo Maior
Campo Maior vai ganhar um novo espaço dedicado à prática de atividades físicas com a inaug…
Carregar mais artigos em Desporto
Veja também
Bloco Operatório do Hospital de Elvas fecha para obras: Cirurgias vão para Portalegre e casos urgentes seguem para Badajoz
A Câmara Municipal de Elvas informou hoje, dia 18 de Fevereiro, em comunicado conjunto com…