O universo de praticantes da Associação de Futebol de Portalegre (AFP) alcançou os 10% de atletas femininas.

De acordo com a AFP, são agora mais de 250 jogadoras, distribuídas por 20 clubes, a praticar futebol ou futsal.

“São números fantásticos para a nossa realidade e que só foram possíveis de alcançar com a dedicação e empenho dos dirigentes dos nossos clubes filiados, conjugados com os apoios logísticos e financeiros da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Portalegre”, refere o presidente da AFP, Daniel Pina.

A Direcção da AFP espera que, no próximo ano, mais clubes sigam o exemplo do Clube Feminino dos Covões, no futebol, e do Eléctrico Futebol Clube, no futsal, que, nesta época, tiveram equipas exclusivamente femininas na formação. A expectativa é que “contribuam ainda mais para o crescimento do número de equipas, atletas e até competições”.

A título de exemplo, nesta época 2022/2023, a AFP organizou o campeonato de futsal em seniores, com a participação de seis equipas: quatro do distrito de Portalegre (CPT S. Cristóvão, Eléctrico FC, AJ “A Planície” e CF “Os Avisenses”), uma do distrito de Évora (CDA Vendas Novas) e outra do distrito de Beja (GDC Baronia).

Também nesta época desportiva, a associação teve cinco selecções distritais femininas, que, “uma vez mais, somaram bons resultados e boas exibições, valorizando assim a região e a aposta que tem sido feita no futebol e futsal femininos”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…