A Universidade de Évora (UÉ) e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vão criar dois programas de doutoramento em associação, em regime presencial e à distância.

As Energias Renováveis e Mobilidade Sustentável, bem como a Economia Circular e Produção Sustentável são os dois programas de doutoramento que vão ser lançados.

Contactada pela agência Lusa, a reitora da UÉ, Hermínia Vilar, explicou que o projecto, que irá decorrer em regime de educação mista (presencial e à distância) nas duas instituições de ensino, nasceu de um “diálogo e trabalho conjunto” que tem sido desenvolvido com o IPP.

“Estes dois doutoramentos, neste momento, ainda não estão acreditados, mas queremos concretizar e, num futuro próximo, submeter à acreditação”, disse.

De acordo com a reitora da academia alentejana, o doutoramento em Energias Renováveis e Mobilidade Sustentável poderá ser acreditado “no próximo ciclo, ainda este ano”, ao passo que o doutoramento em Economia Circular e Produção Sustentável deverá apenas avançar em 2024.

“Depende da velocidade dos grupos que estão envolvidos nestes doutoramentos trabalharem e conseguirem chegar a bom porto”, acrescentou.

Para oficializar o projecto, a UÉ e o IPP assinaram sexta-feira, em Évora, os protocolos para formalizar a criação dos dois programas de doutoramento em associação.

“Uma das grandes vantagens destes doutoramentos é pôr em diálogo e em colaboração a investigação levada a efeito por estas duas instituições. Por outro lado, é a vantagem de capacitar recursos humanos nestas áreas que hoje são cada vez mais importantes”, salientou.

A reitora da UÉ disse ainda acreditar que, assim que os doutoramentos sejam lançados, vão ter procura e “sucesso”, porque correspondem a desafios que atravessam hoje em dia a sociedade a nível global.

HYT // VAM
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…