A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, lamentou hoje a morte do antigo autarca Manuel de Jesus da Silva Mendes.

Manuel de Jesus da Silva Mendes nasceu em Elvas, em 1 de Abril de 1922. Foi professor do ensino primário, director escolar de Castelo Branco e director escolar do Distrito de Portalegre.

Teve uma vasta carreira político-administrativa e parlamentar, como vogal da Comissão Distrital de Castelo Branco da União Nacional; Diretor da Casa da Mocidade Portuguesa de Castelo Branco; Vice-presidente e Presidente da Câmara Municipal de Arronches; Presidente da Câmara Municipal de Portalegre; Vogal da Junta de Província do Alto Alentejo.

Representou o círculo de Portalegre nas X e XI Legislaturas, nas Comissões de Educação Nacional, Cultura Popular e Interesses Espirituais e Morais, respetivamente entre 1969 e 1970 e entre 1973 e 1974.

“Continua, ainda hoje, a ser lembrado com admiração e carinho pelo muito que deixou a Portalegre, entre 8 de Janeiro de 1964 e 25 de Setembro de 1973”, sublinhou fonte da autarquia. Sob a sua presidência foi executado um projecto de desenvolvimento de Portalegre, sempre “com a preocupação de bem servir os destinos do concelho e transformar esta cidade numa das mais belas e progressivas do norte-alentejano”, sendo da responsabilidade dos seus executivos obras como o Mercado ou a Piscina Municipal, a abertura da Casa Museu José Régio, entre outras.

Fermelinda Carvalho indicou ainda “o enorme contributo e serviço prestado ao concelho e à região durante quase uma década à frente do município”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…