O trânsito está impedido duas pontes no concelho de Avis devido à subida do caudal da ribeira de Seda, na sequência de descargas efetuadas na Barragem do Maranhão, anunciou a câmara municipal.
Numa nota publicada na sua página na Internet, o município revelou que a Ponte de Camões e a Ponte da Ordem foram interditadas porque foi “necessário” proceder a descargas de água na Barragem do Maranhão, situada naquele concelho, uma vez que a albufeira está “próxima da cota máxima”.
A Ponte da Ordem fica situada na Estrada Municipal 501 (EM501), ligando a Estrada Nacional 370 (EN370) à localidade de Cabeção, no concelho de Mora (Évora), enquanto a Ponte de Camões localiza-se no caminho municipal entre Maranhão e Cabeção.
A barragem do Maranhão rega 21 mil hectares nos distritos de Portalegre e Santarém e, na situação de pleno armazenamento, comporta 205 milhões de metros cúbicos de água.
No seu ‘site’ na Internet, a Câmara de Avis desafiou ainda os munícipes a participarem numa caminhada e ação de limpeza na ribeira Grande, na sequência das “chuvas torrenciais” registadas no dia 13 de dezembro.
A autarquia recordou que o mau tempo provocou um “aumento abrupto” do caudal, causando “danos consideráveis” na Ponte de Figueira e Barros, que ficou intransitável.
As chuvas, recordou a Câmara de Avis, “depositaram detritos e deixaram um rasto de devastação” ao longo das margens daquele curso de água.
Nesse sentido, o município e a Junta de Freguesia de Barros, com o apoio de outras entidades, vão promover a iniciativa “Vamos limpar a Ribeira Grande”, no próximo domingo, a partir das 09:00.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano

De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…