Doze distritos de Portugal Continental encontram-se hoje sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, chuva persistente e ventos fortes, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os avisos nos distritos de Beja, Lisboa, Leiria, Faro e Setúbal vão estar ativos entre as 21:00 de hoje e até às 06:00 de domingo e referem-se a situações de precipitação persistente e por vezes forte e de vento, com rajadas da ordem de 75km/hora.
Já no distrito de Évora o aviso amarelo para a precipitação e vento tem início às 00:00 de hoje e prolonga-se até às 06:00 de domingo, prevendo-se chuva forte e persistente e rajadas de vento na ordem dos 75 km/hora.
O IPMA prevê para os distritos de Santarém e de Portalegre chuva forte e persistente tendo acionado o aviso amarelo entre as 00:00 de hoje e as 03:00 de domingo, elevando este território a aviso laranja entre as 03:00 e as 06:00 de domingo.
Os distritos de Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco, estão sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de domingo, devido à previsão de queda de neve acima de 1.100 metros, com acumulação acima de 1.200 metros, que poderá ser de 5 cm.
Como impactos prováveis, o IPMA refere “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (por exemplo em vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados)”.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Também o arquipélago da Madeira – Costa Norte, Sul, Regiões Montanhosas e Porto Santo – encontra-se sob aviso amarelo, entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de domingo, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
A Costa Norte e Sul estão igualmente sob aviso para a agitação marítima que é esperada, vigorando o aviso entre as 06 e as 18:00 de domingo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Sismo registado no sul do País

Um sismo de magnitude 3.3 (Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 50 quilómetros…