O Plano Ferroviário Nacional (PFN), que prevê a linha de alta velocidade a servir as 10 maiores cidades do país (Lisboa, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra, Braga, Guimarães, Viseu, Évora e Faro), inclui ainda ligações ferroviárias com qualidade a 28 centros urbanos, entre os quais Elvas.

O documento de trabalho foi apresentado quinta-feira, dia 17 de Novembro, e irá agora ser colocado em discussão pública.

No que diz respeito às ligações ferroviárias com qualidade, com tempos de percurso e frequência que permitam concorrer com o automóvel, a lista inclui todas as capitais de distrito, mesmo as que actualmente não são servidas por comboio, mas também pólos como Sines, Elvas e Torres Vedras.

No plano, que recebeu mais de 300 contributos de participação pública, está prevista uma nova linha Évora-Elvas, que já está em curso, que permitirá criar condições para a ligação de alta velocidade Lisboa-Madrid.

Prevê ainda as linhas de alta velocidade Porto-Lisboa, Porto-Vigo e uma nova linha Aveiro-Viseu-Guarda-Vilar Formoso.

Em estudo está também a ligação de alta velocidade Lisboa-Algarve, com duas alternativas, que passam pela modernização da linha existente para reduzir a viagem em cerca de 30 minutos ou um novo eixo que inclua Évora, Beja e Faro, com tempo de viagem Lisboa-Faro inferior a duas horas.

Relativamente ao transporte de mercadorias, estão previstos novos corredores internacionais pelo Algarve e por Trás-os-Montes e um corredor piloto para comboios de maior comprimento (1500 metros) entre Sines e a fronteira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…