O peso da moeda de face estrangeira em circulação em Portugal era em 2021 de 70% nas moedas de dois euros a 10 cêntimos e de 50% nas denominações de cinco a um cêntimos, informou hoje o BdP.
Segundo a edição anual do ‘Boletim Notas e Moedas’ do Banco de Portugal (BdP), hoje divulgada, “estima-se que, nas denominações de dois euros a 10 cêntimos, o peso da moeda de face estrangeira tenha representado, em 2021, 70% do total, o que correspondeu a um crescimento de 1,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior”.
“As moedas de face estrangeira com maior expressão na circulação nacional correspondem a moedas dos países da área do euro, de onde provém a maioria dos turistas que visitam Portugal, ou seja, moedas de face espanhola (22%), alemã (14%), francesa (13%) e italiana (7%)”, detalha o banco central.
Já relativamente às moedas de cinco a um cêntimos, a análise do BdP permite também concluir que “o peso da moeda de face estrangeira na circulação tem crescido: passou de 19% em 2013 para 50% em 2021, destacando-se, nas faces não nacionais, a irlandesa (18%), a espanhola (13%) e a francesa (8%)”.
De acordo com o BdP, “o aumento do peso da moeda de face estrangeira nos últimos anos pode ser justificado, em parte, pela recepção, em 2017, de 272 milhões de moedas de dois e um cêntimos do Banco Central da Irlanda, as quais têm sido, desde então, colocadas em circulação pelo Banco de Portugal”.
Por outro lado, “ainda não é notório o efeito da recepção, em 2020, de 130 milhões de moedas de um e dois cêntimos do Tesouro da Bélgica, já que apenas uma pequena parte dessas moedas foi colocada em circulação”.
Desde 2004 que o Banco de Portugal analisa, através de amostragem, a origem das moedas que circulam em Portugal.
Em 2021, a amostra correspondeu a 19.201 moedas entregues pelo público em quatro tesourarias do Banco de Portugal, em Lisboa, Porto, Évora e Viseu.

PD // MSF
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Obra do bloco operatório do Hospital de Santa Luzia prossegue dentro dos prazos previstos

A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta quarta-feira, dia 3 de Maio, com o Conselho de Adm…