Os utentes do lar de idosos onde deflagrou hoje um incêndio, no concelho de Montemor-o-Novo, vão ser realojados na zona de concentração e apoio à população (ZCAP) do concelho, revelou o presidente da Câmara.
Em declarações à agência Lusa, o autarca de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, indicou que o fogo deixou sem energia eléctrica o edifício do lar e que, agora, é necessário “substituir o quadro e verificar as instalações eléctricas”.
“Não há previsão” para o regresso dos 20 utentes ao lar, pois “a substituição do quadro e a verificação das instalações eléctricas pode demorar algum tempo, semanas talvez”, referiu o autarca alentejano.
O incêndio, para o qual foi dado alerta às 11,15h de hoje, atingiu o edifício do Lar “O Girassol”, da Associação de Protecção Social à População de São Geraldo, situado nesta aldeia de Montemor-o-Novo, não havendo vítimas a registar.
Segundo o autarca, esta manhã, devido ao incêndio, “as funcionárias do lar conseguiram evacuar o espaço”, por precaução, e levaram “os 20 utentes, alguns deles acamados, para o Centro Cultural de São Geraldo”.
Ainda hoje, adiantou Olímpio Galvão, os utentes vão ser transferidos para ZCAP do concelho, espaço criado durante a pandemia de Covid-19 pelo município e pela Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo no edifício do antigo Hospital de Santo André.

“O espaço existe desde o tempo da pandemia e ainda não foi desmontado”, assinalou, salientando que a Santa Casa Misericórdia de Montemor-o-Novo vai assegurar refeições e a lavagem de roupa dos utentes aí instalados.
A Misericórdia de Montemor-o-Novo também vai fornecer as refeições aos 11 utentes da aldeia de São Geraldo com apoio domiciliário, realçou, notando que o apoio é garantido através de um protocolo existente entre o município e a instituição.
As operações de socorro mobilizaram as corporações de bombeiros de Montemor-o-Novo, Arraiolos e Mora, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a GNR e o Serviço Municipal de Protecção Civil.
No total, estiveram envolvidos 33 operacionais, apoiados por 13 veículos, incluindo uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

SM // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…