O líder do PSD mostrou-se ontem “decepcionado” com o que considera ser o “abandono total” do sector dos mármores no Alentejo e notou “descrença” dos empresários, devido à “falta de apoios e excesso de burocracia”.
Num dia do programa “Sentir Portugal” dedicado aos concelhos de Vila Viçosa, Alandroal e Borba, o presidente social-democrata, Luís Montenegro, visitou uma pedreira, as obras da nova ferrovia e o troço da estrada que ruiu para o interior de duas pedreiras.
“Verifiquei que há um abandono” no setor dos mármores, o qual “está muito bem ilustrado no sítio onde nos encontramos”, afirmou o dirigente ‘laranja’ na antiga estrada que ligava Borba e Vila Viçosa e cujo troço abateu, em 2018, causando cinco mortos.
Considerando que, após o acidente, foi criado “um estigma” no setor dos mármores, o líder do PSD defendeu que, devido à tragédia, o país não deve “desistir” desta indústria e do aproveitamento dos recursos existentes.
“Fico dececionado com aquilo que vi, quatro anos depois dessa tragédia, de abandono total, visível a olho nu”, realçou, lamentando a falta de soluções para manter a atividade económica e para a mobilidade entre os concelhos de Borba e Vila Viçosa.
Luís Montenegro disse que também sentiu “da parte dos empresários uma certa descrença”, devido à “falta de apoio e excesso de burocracia”, pois as autoridades “quiseram ir do oito ao 80” com as alterações legais.
“Depois de casa roubada trancas à porta e, depois do acidente vamos, pura e simplesmente, acabar com a atividade, mas entendo que não nos devemos resignar e desistir daquilo que sabemos fazer bem e das potencialidades que temos”, sublinhou,
O presidente social-democrata defendeu igualmente a construção de uma plataforma logística na zona de Alandroal para servir a futura ferrovia entre Sines e Caia (Elvas) para “alavancar as atividades económicas” desta região.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo

Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…