O antigo edifício da Escola Superior de Saúde de Portalegre vai ser transformado num jardim-de-infância, num investimento do Centro Social de Santo António e que “ronda os dois milhões de euros”.
Em declarações à agência Lusa, o padre Marcelino Marques, presidente do Centro Social de Santo António, em Portalegre, explicou que a instituição adquiriu o imóvel ao Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) por “mais de 780 mil euros” e agora pretende avançar com este projeto, a rondar os dois milhões de euros.
A obra vai ser comparticipada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), prevendo-se que esteja concluída “no primeiro semestre de 2024”.
De acordo com o padre Marcelino Marques, o novo equipamento vai oferecer “mais qualidade” às crianças, devendo criar “74 lugares na resposta creche, manter as 67 vagas de pré-escolar e 40 vagas em centro de atividades para tempos livres”.
O Centro Social de Santo António mantém, há vários anos, a resposta de jardim-de-infância nas instalações do antigo Colégio Diocesano de Santo António, também propriedade da Diocese de Portalegre – Castelo Branco.
“Com este projeto, vamos criar mais lugares em creche do que aqueles que já tínhamos e, depois, a instituição passa a ter um edifício que é seu, se bem que é tudo diocese, mas o centro social não tinha nenhum património, cada coisa tem a sua gestão”, explicou.
Com o projeto já concluído, o Centro Social de Santo António espera, até “finais de outubro”, lançar o concurso público da empreitada.
O Centro Social de Santo António adquiriu ao IPP este edifício depois de a Escola Superior de Saúde ter sido transferida, no ano letivo de 2018/2019, para o Campus do Politécnico, junto à zona industrial da cidade

Foto Rádio Portalegre
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

“O Elvas” regressou aos triunfos frente ao Serpa

“O Elvas” conquistou domingo, dia 7 de Dezembro, uma importante vitória por 1-3 no terreno…