O presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, foi eleito presidente da recém-criada Associação de Municípios da Serra de São Mamede (AMSSM), projeto que tem como objetivo desenvolver aquele território.
O autarca foi eleito por unanimidade, no decorrer de uma reunião em Marvão, na terça-feira, tendo também nesse encontro tomado posse os órgãos sociais da AMSSM, que envolve, além de Marvão, os municípios de Portalegre, Castelo de Vide e Arronches.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da AMSSM explicou que o objetivo do projeto, que está a ser preparado há dois anos, passa por “promover” a área protegida do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) e o setor do turismo nos quatro municípios inseridos no espaço.
“Nós queremos ter uma estratégia conjunta de promoção turística, esta associação vai servir também para promover toda a preservação e conservação da natureza, vai servir ainda para contribuir para a defesa da floresta contra incêndios”, acrescentou.
Luís Vitorino, que pretende envolver no projeto outras entidades de interesse público, como o Instituto Politécnico de Portalegre ou a Academia de Música de Marvão, também apresentou como “meta” para o mandato o desafio de envolver na estratégia a população que reside na área protegida.
“Brevemente iremos apresentar um plano de atividades, iremos iniciar o processo de candidaturas a medidas [fundos comunitários] que estejam abertas e que se insiram neste âmbito, para que esta associação seja um sucesso, bem como a Serra de São Mamede”, disse.
O presidente da AMSSM garantiu ainda que vai ser “a voz” das populações e dos potenciais investidores que queiram apostar naquela área, junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade que gere, em parceria com os quatro municípios [cogestão] o PNSSM.
As questões burocráticas são outro dos “grandes entraves” que a AMSSM quer combater, principalmente junto do ICNF, para que o PNSSM possa vir a ter no futuro maior desenvolvimento.
“O estigma de não se alcatroar caminhos, não se pavimentar caminhos, é um estigma que tem de ser ultrapassado, as pessoas têm de ter acessibilidades, pois faz falta que o campo esteja habitado”, defendeu.
No entanto, o autarca sublinhou que o ICNF tem hoje uma “nova postura” e que a mesma “vai mais” ao encontro das preocupações das populações que residem naquela área.
Os municípios de Portalegre, Arronches, Castelo de Vide e Marvão compõem também, juntamente com o ICNF, desde 2020, a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede.
A aposta na gestão de proximidade, passando os municípios a intervir na valorização territorial do PNSSM, é um dos objetivos que levaram à criação deste primeiro modelo no Alto Alentejo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Fronteira recebe Peregrinação Jubilar ao Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha

O concelho de Fronteira vai acolher, nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, a Peregrinação Jubilar …