A cerimónia de concessão da Praça de Touros de Estremoz à Tertúlia Tauromáquica de Estremoz (TTE) decorreu no sábado, 2 de Abril, numa iniciativa que teve lugar no Museu Berardo da localidade alentejana.
O presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, referiu tratar-se de “um dia muito importante para Estremoz e para a sua tauromaquia”. O edil estremocense salientou que, no âmbito do projecto da autarquia para a tauromaquia, foi sempre intenção criar “uma nova fase, com um projecto com uma base sólida e não um projecto casuístico, e que vivesse, anualmente, de corridas que correm bem e que correm mal”.
José Daniel Sádio explicou o porquê do lançamento do concurso público “limitado a associações de Estremoz, porque com todo o respeito por todos os agentes que desenvolvem esta actividade fora de Estremoz, serão os de Estremoz que mais brio têm e mais vontade têm para que a Praça de Touros de Estremoz volte a ter o espaço e o respeito que teve durante muitos anos”.
Ainda segundo o autarca, as linhas gerais do concurso, para além do projecto idealizado a três anos e o número mínimo de eventos, incluem a garantia para o município de Estremoz “de que quem vai usufruir e organizar, podendo de alguma forma comparticipar na manutenção da praça, com a inclusão de um valor base de renda, para acautelar o que não foi feito nos últimos anos”. Asseverou ainda estar “muito entusiasmado com o projecto”, achando que “Estremoz ganhou com este concurso e ambas as associações comprometeram-se com o melhor que podiam dar para Estremoz”.
Durante a sua intervenção, José Daniel Sádio mostrou ainda várias imagens onde é notório o estado de degradação a que chegou a Praça de Touros de Estremoz, que vai obrigar a autarquia a realizar “um investimento grande”, dando a garantia de que a mesma se encontrará “alindada e funcional” a 30 de Abril, e que situações como as que mostrou não acontecerão “daqui a três anos”.
Marco Pernas, presidente da TTE, associação que vai gerir os destinos do tauródromo estremocense durante os próximos três anos, explicou que o projecto passa, no ano de 2022, pela realização da Corrida de Touros da FIAPE, de uma novilhada de oportunidade aos novos, a realizar em Junho ou Julho, e a organização da Corrida de Touros inserida no programa das Festas de Setembro.
Para o triénio 2022/2024, e tendo como principal objectivo a “promoção da tauromaquia”, a TTE pretende organizar, por alturas do Carnaval, uma garraiada cómica, com oferta de ingressos pelas escolas do concelho, a realização de vários treinos de forcados e de demonstração de toureio, e por ocasião das Festas de Setembro, organizar duas garraiadas, com a receita a ser dividida pelos Bombeiros Voluntários de Estremoz, pelo Clube de Futebol de Estremoz, e pela CERCIEstremoz, e nas temporadas seguintes por outras instituições sociais. A TTE quer ainda organizar no final de cada temporada, o Dia do Aficionado, que será um dia preenchido por colóquios, almoço convívio e um evento taurino.
A TTE pretende ainda criar uma parceria com uma empresa de restauração, para que no anexo à Praça de Touros de Estremoz, seja criado diariamente um espaço de convívio para aficionados, onde poderão ser degustados os produtos regionais e os vinhos de Estremoz, e onde poderão ser visionadas as touradas espanholas. No âmbito desta parceria, será incluída a realização, na esplanada do recinto, eventos de fado, cante alentejano e flamenco.


