O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, defendeu hoje que o porto de Sines pode vir a ser um dos grandes polos de desenvolvimento do país para o futuro, representando “não uma, mas duas Autoeuropas”.
“Sines pode ser um dos grandes polos de desenvolvimento do país para o futuro, podemos ter em Sines não uma, mas duas ‘Autoreuropas’ no futuro”, realçou António Costa Silva, na sua primeira intervenção na Assembleia da República enquanto novo ministro da Economia e do Mar, durante o debate sobre o programa do XXIII Governo Constitucional, que continua hoje.
Para o governante, o porto de Sines pode tornar-se um centro de tecnologias ‘verdes’ e biocombustíveis para “a marinha e todas as forças que se movimentam no mar”, bem como um centro de importação de gás natural liquefeito (GNL).
António Costa Silva realçou que a economia portuguesa está a atravessar um “momento difícil”, “duramente fustigada” pela pandemia e pela guerra da Ucrânia e, por isso, é necessário colocar o “mais rapidamente possível no terreno” um pacote de medidas para fazer face ao “quadro muito difícil” que enfrentam as famílias portugueses.
Simultaneamente, apontou Costa Silva, é necessário “pensar a longo prazo” e fazer um “esforço extraordinário” na aplicação dos fundos europeus, com uma estratégia económica que assenta em seis pilares fundamentais: qualificação e competências dos trabalhadores, capitalização das empresas, inovação tecnológica, literacia financeira e digital, ecossistema de inovação e exportações/importações.
“Temos de ter estratégia inteligente para substituição das exportações que fazemos. Se nós trabalharmos exportações e importações de forma articulada, vamos ter o caminho para o futuro”, afirmou o ministro da Economia e do Mar.
O debate do Programa do XXIII Governo Constitucional termina hoje na Assembleia da República com a votação da moção de rejeição apresentada pelo Chega, que deverá contar unicamente com os votos a favor dos deputados do partido proponente.
O primeiro dos dois dias de debate ficou marcado pela garantia dada pelo primeiro-ministro, António Costa, de que cumprirá o mandato até ao fim, quebrando assim o silêncio sobre a sua hipotética saída para um cargo europeu daqui a dois anos e meio.
O chefe do executivo anunciou que a proposta de Orçamento de Estado de 2022 será apresentada na próxima semana e antecipou que o crescimento económico será “um dos desafios centrais” da governação nos próximos quatro anos.
O Programa do XXIII Governo Constitucional corresponde basicamente ao programa eleitoral que o PS apresentou para as legislativas de 30 de janeiro, que venceu com maioria absoluta, elegendo 120 dos 230 deputados da Assembleia da República.
Este programa identifica quatro “desafios estratégicos” de médio e longo prazo: resposta à emergência climática, transição digital, interrupção da atual crise demográfica e combate às desigualdades.
-
Gabrielle traz chuva e vento
Períodos de chuva, sendo por vezes forte, diminuindo gradualmente de intensidade e frequên… -
Dia tranquilo enquanto não chega o Gabrielle
Céu pouco nublado ou limpo. Vento fraco. Pequena descida da temperatura máxima no litoral … -
Sines recebe festival internacional de filmes de turismo e apresenta mais de 70 obras
O Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival está de volta e, este ano, pela primeira…
Carregar mais artigos relacionados
-
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí… -
Elvas recebe Concurso Internacional de Composição Musical e novo workshop coral em Outubro
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro inicia o mês de Outubro com novidades de … -
CEN em destaque na Cerimónia de Mérito da AADP
Realizou-se no passado sábado, dia 27 de setembro, a Cerimónia de Mérito da Associação de …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí… -
Elvas recebe Concurso Internacional de Composição Musical e novo workshop coral em Outubro
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro inicia o mês de Outubro com novidades de … -
CEN em destaque na Cerimónia de Mérito da AADP
Realizou-se no passado sábado, dia 27 de setembro, a Cerimónia de Mérito da Associação de …
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…