A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou um restaurante no distrito de Beja onde eram ilegalmente abatidos, confecionados e servidos para consumo público faisões e deteve o responsável pela exploração do espaço, foi hoje divulgado.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a ASAE refere que procedeu ao desmantelamento de um restaurante, no distrito de Beja, “onde se procedia, de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais, ao abate e a todo o tratamento para o consumo público” de faisões.
Segundo a ASAE, na sequência de uma intervenção no local, “verificou-se a falta de licenciamento e de condições de higiene adequadas para abate de animais” no restaurante.
Também se verificou “o desrespeito pelo bem-estar animal” e apurou-se que os faisões “não eram sujeitos à inspeção sanitária obrigatória para despiste de doenças”, antes de serem abatidos, confecionados e servidos para consumo público.
Os faisões eram abatidos, confecionados e servidos ao público “sem a devida inspeção sanitária por médicos veterinário”, explicou à Lusa fonte da ASAE, que preferiu não dizer em que localidade do distrito de Beja funcionava o restaurante.
Segundo a fonte, a ASAE deteve o responsável pela exploração do restaurante, instaurou-lhe um processo-crime pela prática de crime contra a saúde pública de abate clandestino e apreendeu 12 faisões, com um peso total de 37 quilos e avaliados em 400 euros.
A ação decorreu na sequência de uma operação de fiscalização efetuada pela Unidade Operacional XI – Évora da Unidade Regional do Sul da ASAE, no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública.
No comunicado, a ASAE frisa que “manterá particular atenção ao fenómeno, procurando reprimir práticas suscetíveis de colocar em causa a saúde dos consumidores”.
Também “continuará a desenvolver ações de fiscalização em prol da sã e leal concorrência entre operadores económicos, bem como da defesa e da segurança dos consumidores”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

PSP detém seis pessoas por suspeita de contrafação no mercado mensal de Portalegre

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve seis pessoas durante uma operação de combate à…