A Câmara do Crato acolheu 23 refugiados oriundos do conflito na Ucrânia, numa operação realizada em articulação com várias entidades, revelou hoje a autarquia.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o município explica que disponibilizou apoio logístico, transporte e acompanhamento técnico para acolher, acomodar e “orientar a vida das famílias”, tendo os refugiados ficado alojados em “três locais distintos” naquele concelho.
Também “será dado apoio psicológico, médico e providenciadas condições de acomodação e habitabilidade”, pode ler-se no comunicado.
Em relação às crianças em idade escolar, vão ser integradas no Agrupamento de Escolas do Crato e no Jardim Infantil a Eira, também naquele concelho.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 780 mortos e 1.252 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 5,2 milhões de pessoas, entre as quais mais de 3,1 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados das Nações Unidas.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
-
Autarca do Crato é o novo presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo
O presidente da Câmara do Crato, distrito de Portalegre, o socialista Joaquim Diogo, foi h…
Carregar mais artigos relacionados
-
Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz
Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível… -
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s… -
2025 despede-se com frio polar, geada e meia-noite sem chuva
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se nublado no Algarve. Neblina ou nevoeiro em esp…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz
Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível… -
Obstetrícia de Portalegre com serviços limitados na passagem de ano
Cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia vão estar fechadas na véspera e no dia de Ano… -
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz
Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…