As cidades de Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora são finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027, anunciou sexta-feira a organização, em Lisboa.

Estas quatro cidades foram escolhidas entre 12 municípios que apresentaram uma candidatura e passam para a fase final do processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O presidente da Câmara de Évora recebeu com “imensa alegria” a escolha da cidade como uma das finalistas, por ser “um passo de gigante” rumo ao título.

“Uma imensa alegria” e “satisfação” e é, “de facto, um passo de gigante para podermos percorrer este caminho” da candidatura, disse à agência Lusa o autarca de Évora, Carlos Pinto de Sá.

O facto de Évora estar entre as quatro cidades finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Ponta Delgada, Braga e Aveiro, é um “passo de grande importância” para o concelho e para o Alentejo, frisou.

Agora, segue-se o “trabalho para que possamos avançar para a segunda fase”, de molde a que Évora tenha a “possibilidade de chegar ao título” de CEC2027, “que é fundamental”, argumentou Carlos Pinto de Sá.

É preciso “concretizar as grandes linhas gerais” que Évora propõe na candidatura, assim como o conceito que apresenta, o da expressão tipicamente alentejana “Vagar”, traduzindo-o “em programas concretos”, para os quais é necessária “a ajuda e participação de todos”, argumentou.

E, por isso, “estamos abertos” a quem tenha “novas ideias, novos projectos, novas propostas que configurem uma candidatura ganhadora, lá para o final do ano, que é quando temos que apresentar o segundo dossiê de candidatura”, vincou.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…