As cidades de Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora são finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027, anunciou sexta-feira a organização, em Lisboa.
Estas quatro cidades foram escolhidas entre 12 municípios que apresentaram uma candidatura e passam para a fase final do processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.
O presidente da Câmara de Évora recebeu com “imensa alegria” a escolha da cidade como uma das finalistas, por ser “um passo de gigante” rumo ao título.
“Uma imensa alegria” e “satisfação” e é, “de facto, um passo de gigante para podermos percorrer este caminho” da candidatura, disse à agência Lusa o autarca de Évora, Carlos Pinto de Sá.
O facto de Évora estar entre as quatro cidades finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Ponta Delgada, Braga e Aveiro, é um “passo de grande importância” para o concelho e para o Alentejo, frisou.
Agora, segue-se o “trabalho para que possamos avançar para a segunda fase”, de molde a que Évora tenha a “possibilidade de chegar ao título” de CEC2027, “que é fundamental”, argumentou Carlos Pinto de Sá.
É preciso “concretizar as grandes linhas gerais” que Évora propõe na candidatura, assim como o conceito que apresenta, o da expressão tipicamente alentejana “Vagar”, traduzindo-o “em programas concretos”, para os quais é necessária “a ajuda e participação de todos”, argumentou.
E, por isso, “estamos abertos” a quem tenha “novas ideias, novos projectos, novas propostas que configurem uma candidatura ganhadora, lá para o final do ano, que é quando temos que apresentar o segundo dossiê de candidatura”, vincou.